Agenda cultural livre (programa 4.28)


Lisboa

Até 31 de Março de 2013 (3ª a domingo), 10:00 - 18:00
MUDE - Museu do Design e da Moda (R. Augusta, 24)

Exposição "Com esta voz me visto"

A imagem da fadista envergando o seu tradicional xaile negro encontra-se cada vez mais longe da realidade actual do fado. Esta exposição centra-se no universo musical e literário do Fado, olhando-o pela perspectiva da Moda e do importante contributo desta última para a criação da imagem das novas fadistas.
O objectivo é destacar a diversidade de estilos das diferentes fadistas e cantoras de fado, colocando em evidência as peças e os criadores que vestem, de modo a salientar a imagem de modernidade ou de tradição renovada que evocam e personificam.
A exposição resulta de uma co-produção com o Museu do Fado e decorre em simultâneo nos dois museus, criando um novo circuito em Lisboa. Um dos focos está centrado na actualidade, recriando coordenados usados por de cantoras tão diversas como Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares, Mariza, Mafalda Arnauth, Kátia Guerreiro, Mísia; outro, procurará mostrar a evolução histórica evocando alguns vultos históricos, como o de Amália Rodrigues.
A exposição pretende afirmar-se como um espaço de grande força plástica, com iconografia variada, indumentária das várias fadistas e registos audiovisuais.




Braga

Até 31 de Dezembro (2ª a 6ª feira), 9:00 - 12:30 e 14:00 - 17:30
Biblioteca Pública de Braga (Largo do Paço)

Exposição "Cardeal Dom Henrique: 500 anos do nascimento (1512-2012)"

O 17º rei português (1578-80) foi arcebispo de Braga, Évora e Lisboa e cardeal-presbítero em Roma. Dentre as trinta obras expostas, as mais antigas são "Constituições do arcebispado de Braga" e "Manual do rito Bracarênse", ambas de 1538.
A Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, apresenta a exposição bibliográfica "Cardeal Dom Henrique: 500 anos do seu nascimento (1512-2012)". A mostra aborda a vida e obra do Cardeal-Rei, como as ligações eclesiásticas, a correspondência, as memórias e os escritos extraídos de vários arquivos. A exibição está aberta ao público no átrio desta Biblioteca até 31 de Dezembro.
Dentre as trinta obras expostas, datadas dos séculos XVI a XX, estão livros ligados às Arquidioceses de Braga e Évora, à Biblioteca Nacional, às universidades de Coimbra e Porto, ao Instituto Grafológico Português, à Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, bem como várias enciclopédias e boletins do Município de Braga. Os títulos mais antigos são "Constituições do arcebispado de Braga" e "Manual do rito Bracarênse", ambos de 1538.




Coimbra

Até 14 de Janeiro (3ª a domingo), 10:00 - 13h00 e 14:00 - 18h00
Museu da Água de Coimbra (Parque Dr. Manuel Braga)

Exposição "Dei por mim, a brincar..."

Com formação em desenho, pintura e gravura no Ar.Co, Teresa G. Lobo apresenta nesta exposição 60 desenhos de pequeno formato. Uma gravura traçada a negro forte que lembra um ninho, influência dos anos de infância da autora na ilha da Madeira onde os pássaros irrequietos tanto a encantavam. Outros desenhos de múltiplos traços paralelos são recortados abruptamente para darem lugar a outras figuras esotéricas.
Esta exposição é promovida pelas empresas Águas de Coimbra e Águas do Mondego como uma nova forma de abordar a responsabilidade social com 15 por cento das vendas dos trabalhos a reverterem para a instituição "Ninho dos Pequenitos" criada há 80 anos, cuidando de 15 crianças, até aos seis anos de idade, sendo a maioria ainda bebés.
O Museu fecha nos dias de Natal e Ano Novo.




Ferrol

Permanente (todos os dias), 10:00 - 17:30 (horário de Inverno)
Castelo de San Felipe

Visitas ao Castelo de San Felipe

As visitas são gratuitas à 4ª feira.




30 de Dezembro (domingo), 19:00
Centro cívico Caranza (Avda. Castelao)

Teatro "El perro del hortelano"

Uma comédia de Lope de Vega publicada em 1618 que fala dos turbulentos amores entre Diana, condessa de Belflor, e Teodoro, um jovem sedutor de condição social mais desfavorecida.




Porto

Até 27 de Dezembro (2ª a sábado), 10:00 - 13:00 e 14:30 - 19:00
Galeria Geraldes da Silva (Rua St.º Ildefonso nº225/229)

Conjunto de exposições "Cores no Feminino"

A Galeria Geraldes da Silva tem, até ao próximo dia 27, três exposições simultâneas de pintura: "Caminhamos no efémero", de Margarida Marinho; "Complexidades", de Humberta Coelho; e "Pequenas memórias", de Fátima Carvalho.

Sem comentários: