Agenda cultural livre (programa 4.27)


Lisboa

13 de Dezembro (5ª feira), 18:00
Auditório da CPLP (Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), 21)


Filme "Invisíveis"
Na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro), a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) apresentam "Invisíveis".
"Invisíveis" é um conjunto de cinco curtas-metragens da iniciativa da ONG espanhola Médicos Sin Fronteras, produzidas por Javier Bardem, que representam conflitos esquecidos tanto pelos media como pelos políticos. Nesta sessão são apresentadas três dessas histórias como ponto de partida para um debate sobre os direitos humanos:
  • "Crimes Invisíveis", de Win Wenders, sobre a realidade de mulheres que sofrem violência sexual em zonas de confronto armado na República Democrática do Congo;
  • "Boa Noite, Ouma", de Fernando León de Aranoa, aborda a situação das crianças no Uganda que fogem de uma vida como soldados no Lord’s Resistance Army;
  • "Sonho de Bianca", de Mariana Barroso, retrata a falta de interesse das grandes farmacêuticas pela investigação e desenvolvimento de tratamentos para doenças esquecidas, como a Doença do Sono.
A projecção será seguida de um debate que contará com a participação de Maria Palha, representante dos Médicos Sin Fronteras em Portugal, Pedro Krupenski, presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, e um representante da CPLP. Será moderado por Júlia Galvão Alhinho, responsável pela comunicação para Portugal do UNRIC.
A entrada é livre mas é necessária inscrição enviando um e-mail com o nome do interessado e do filme para info@plataformaongd.pt.


Braga

Até 31 de Dezembro (2ª a sábado), 9:00 - 19:30
Livraria Centésima Página (Casa do Rolão, Avenida Central, 118)

Exposição "Amuse Bouche", de Marta Burnay
Nas suas esculturas, realizadas com resina poliéster e / ou madeira, está presente o desenho, a fotografia, a pintura, a palavra, objectos do quotidiano, que, suspensas nas paredes, constituem a memória ou tão só objectos estéticos, vivência do passado e do presente, memórias e trocadilhos.
Cada parede da Livraria mostrará recriações diferentes deste aglomerado de (já) memórias.


Até 3 de Janeiro de 2013 (3ª a sábado), 10:00 - 12:00 e 14:00 - 18:30 (só de tarde ao sábado)
Museu Nogueira da Silva (Avenida Central, 45)

Pintomeira - Trabalhos sobre papel (1975-2011)
Pintomeira nasce em Deocriste, Viana do Castelo - Portugal, em 1946. Desde 1966 e até à actualidade Pintomeira tem no seu currículo uma quantidade enorme de exposições individuais, em Portugal e no estrangeiro. Entre 1971 e 2010 participou em várias exposições colectivas, bienais e feiras de arte, tanto em terras lusas como noutros estados europeus. Está representado em várias colecções institucionais, colecções públicas e privadas em diversos estados da UE, na USA e Israel.


Coimbra

17 de Dezembro (2ª feira), 21:30 e 22:30
Casa-Museu Miguel Torga (Praceta Fernando Pessoa, 3)

"Natais de Torga"

Um visitante percorre os diferentes espaços da Casa de Miguel Torga em Coimbra; reconhece nos seus recantos e objetos as marcas do autor. Em cada divisão, assiste a fragmentos dos Natais vividos por Torga ao longo da sua vida, através das vozes dos seus leitores e personagens. A casa é um lugar onde se escrevem outros lugares e o tempo deles, lugares e tempos de que nunca se partiu e a que não é possível regressar. O ritual da escrita de Natal de Miguel Torga repete os gestos inaugurais do nascimento e da morte como uma liturgia ou um pesadelo.
  • Sala de visitas: "Regressar sem partir" (leituras de José Manuel Carvalho e Cristina Janicas);
  • Quarto de dormir: "Cama de nascer, cama de morrer" (leituras de Vitor Carvalho, Margarida Caramona e Mariana Alves);
  • Escritório "O fogo e as cinzas" (leituras de Francisco Paz e Maria José Almeida);
  • Sala de jantar "Deus à mesa" (leituras de Fernando Taborda, Maria Manuel Almeida e Beatriz Janicas).
A entrada é livre mas a lotação é limitada. Reservas através do telefone 239702630 (Casa Municipal da Cultura).


Ferrol

19 a 21 de Dezembro (4ª a 6ª feira), 19:30
Centro Torrente Ballester (Rúa Concepción Arenal)

XII Jornadas de Mostra de Curtas-Metragens

As Jornadas de Mostra de Curtas-Metragens começaram em 2001 e têm sido alvo de grande interesse por parte do público em geral. Ao longo destes 11 anos, a programação tem dado destaque a curtas galegas e em língua galega mas também espaço para conhecer autores internacionais.
O objectivo é dar a conhecer a um público mais amplo a qualidade e variedade das curtas-metragens, uma parte do audiovisual com grande valor que muitas vezes não encontra visibilidade.


Porto

Até 23 de Dezembro, 11:00 - 20:00
Praça dos Poveiros

Feira Gastronómica do Porto
Esta iniciativa pretende dar a conhecer os aromas e sabores que marcam a cultura gastronómica portuguesa. Um autêntico roteiro gourmet com diversas iguarias: queijos, enchidos, vinhos, licores, compotas, chocolates e doçaria conventual. Animação musical, todos os dias às 15:00.


Até 7 de Janeiro de 2013, 14:00 - 21:00 (até às 23:00 às 6ªs, sábados e vésperas de feriados)
Praça da Batalha

Pista de gelo
Uma pista de gelo, ao ar livre, com uma área de 28x12m, que permitirá uma experiência única na cidade, e que promete divertir os mais variados públicos, numa das emblemáticas Praças da cidade. O funcionamento poderá ser suspenso por razões de segurança, sempre que as condições meteorológicas assim o determinem.

Sem comentários: