Agenda cultural livre (programa 4.19)


Lisboa

Até 4 de Novembro (3ª a domingo), 10:00 - 18:00
MUDE - Museu do Design e da Moda (R. Augusta)


Mostra Nacional Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga:
Espaço e Design Cénico – PQ´11: Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro
Pensada como uma instalação, esta mostra organiza-se em quatro secções (memória, lugares, acção e transposição) para oferecer um retrato dos projectos cenográficos realizados no Brasil durante os últimos anos. Reúne cerca de 25 produções de cenógrafos e figurinistas expostos em diferentes suportes - instalações, vídeos, croquis, objetos e fotografias -  realizados para produções cénicas, performances televisivas e ainda instalações artísticas.
Esta exposição integrou a Representação Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga (2011), tendo sido distinguida com o importante prémio da Triga de Ouro que distingue a melhor representação nacional.



Até 6 de Janeiro de 2013 (todos os dias), 10:00 - 19:00
Museu Colecção Berardo (Centro Cultural de Belém)


Exposição "Hélio Oiticica – museu é o mundo"

A obra de Hélio Oiticica (1937 – 1980), que tem vindo a ser descoberta fora do Brasil, configura um dos momentos mais significativos do século XX. A exposição “Hélio Oiticica - museu é o mundo” constitui a mais ampla retrospetiva do artista com 117 obras, sendo algumas delas apresentadas nos espaços exteriores do Museu Coleção Berardo. Hélio Oiticica desenvolveu desde 1955 um percurso notável. Partindo da abstração neoconcretista, procurou explorar novas vias para a pintura fora do quadro, criando dispositivos imersivos para o espetador, como os Penetráveis, ou os Parangolés, suscetíveis de serem vestidos. As suas instalações Tropicália e Éden deram às experiências concretistas uma viragem etnológica e política, a par da reclamação de uma outra relação com o tempo e o prazer. Muitos penetráveis, que abandonaram o museu, perseguindo novos caminhos para a pintura, integram a exposição, bem como a publicação dos seus escritos que permitem compreender como Hélio Oiticica projetou as principais problemáticas com que os ulteriores desenvolvimentos artísticos vieram a confrontar-se.



Coimbra

24 de Outubro (4ª feira), 18:30 e 21:30
Casa das Caldeiras

Ciclo de cinema "Julián Hernández: Paisagens da Intimidade"

Duas sessões integradas num breve ciclo de cinema organizado pelo Teatro Académico Gil Vicente em associação com o Queer Lisboa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, dedicado à obra do realizador mexicano Julián Hernández.
  • 18:30 - "Um Céu Dividido" (2006)
  • 21:30 - "Furioso Sol, Furioso Céu" (2009)



27 de Outubro (sábado), 10:00 - 18:00
Núcleo Cidade Muralhada, Torre de Almedina

Centro Interpretativo da Cidade Muralhada

Na Torre de Almedina – Centro Interpretativo da Cidade Muralhada destaca-se uma maqueta da cidade medieval, importante contributo para uma correcta avaliação e interpretação das principais construções da urbe medieval; o piso superior da Torre de Almedina constitui um mirante excelente sobre a cidade intra-muros e o “arrabalde” permitindo ao visitante ter uma noção real do desenvolvimento urbanístico da área, bem como aceder a uma imagem panorâmica de Coimbra, com uma sobreposição da antiga muralha da cidade que a permita situar na actualidade.
Para além da possibilidade de conhecer o edifício da Torre de Almedina, que teve diferentes utilizações ao longo dos tempos, e do contacto com os materiais interpretativos, a visita poderá ser complementada com um percurso pedonal, no qual se poderão observar os vestígios da muralha que sobreviveram ao passar dos séculos. Trata-se de um circuito pela muralha, através de marcas no pavimento, permitindo que o visitante memorize os locais onde existiram o castelo, as cinco portas de entrada na Cidade e as torres incorporadas na muralha da Cidade.
Por ser o 4º sábado do mês, a entrada é livre.



Ferrol

Até 28 de Novembro (às 4ªs feiras), 20:30
Cine Dúplex

Ciclo de cinema "Woody Allen"

Até ao final de Novembro, o Cine Dúplex de Ferrol exibe um filme de Woody Allen todas das 4ªs feiras.
  • 24 de Novembro: "Hannah and her Sisters" (1986)
 
 
25 de Outubro (5ª feira), 19:00 - 20:00
Casa da Cultura de Fene

Tertúlia com Valentín Carrera

A Concellaría de Cultura e Deportes, em colaboração com a Asociación de Escritores en Lingua Galega, promove um ciclo de tertúlias com vencedores de edições anteriores do prémio "Eduardo Blanco Amor". Este prémio literário, promovido por um conjunto de concelhos da Galiza, distingue romances longos em galego.
Valentín Carrera, escritor e jornalista, foi o vencedor em 1990 com a obra "RíoSil".
A tertúlia, onde se falará da obra do escritor e, em particular, do romance que lhe valeu o prémio, será conduzida por Tati Mancebo.

Sem comentários: