Agenda cultural livre (programa 4.14)


13 e 14 de Setembro (5ª e 6ª feira)
Escola de dança Dance Spot (Rua Fernando Vaz, 10B - Campo Grande / Lumiar), Lisboa

Open Dance Week

A escola de dança Dance Spot convida a um regresso à rotina em boa forma física através de workshops gratuitos.
Esta 5ª feira: Ballet para adultos (20:00), House (21:00), Hip-hop (22:00)
Esta 6ª feira: Jazz Moves (19:45), Danças de salão (21:00), Fusion (21:00)

Cada pessoa pode experimentar até 4 workshops diferentes. É necessário marcar através de geral@dancespot.pt.



15 de Setembro (sábado), 11:30, 12:00, 12:30 e 13:00
Goethe-Institut (Campo dos Mártires da Pátria), Lisboa


Conferências Kinder São Presa

Em microconferências de 10 minutos dirigidas a crianças a partir dos 8 anos, António Guerreiro explica aos mais pequenos alguns conceitos filosóficos estabelecidos pela língua alemã e que nunca encontraram tradução satisfatória em qualquer outra língua. "Stimmung", "Unheimliche" ou "Bildung" serão o tema de conversas improváveis e curtas com todas as crianças que queiram pensar.
António Guerreiro é ensaísta e crítico literário no semanário Expresso e autor de "O Acento Agudo do Presente".



14 a 23 de Setembro
Largo do Intendente / Poço dos Negros, Lisboa

Festival Todos 2012 - Caminhada de Culturas
A quarta edição do Todos - Caminhada de Culturas, acontece este ano entre 14 e 23 de Setembro de 2012 - no Intendente (14, 15 e 16 de Setembro) mas também, e pela primeira vez, entre a Rua de S. Bento, a Rua dos Poiais de S. Bento e a Rua Cruz dos Poiais (22 a 23 de Setembro), no eixo do Poço dos Negros. Abrindo-se cada vez mais a toda a cidade, e cumprindo assim o seu principal desígnio: promover Lisboa como capital intercultural. 

Paiaçú - Sermões de Padre António Vieira
(sábado, 15 de Setembro às 16:00 na Igreja de S. Domingos)
Para alguns autores contemporâneos o padre António Vieira (“Paiaçú” ou Pai Grande como lhe chamavam os gentios no Brasil de seiscentos) foi um pioneiro e paradigma de interculturalidade. Esta ideia, estimulante, convida-nos a escutar  excertos de alguns sermões que Vieira escreveu afirmando que  “melhor é sustentar do suor próprio, que do sangue alheio”. No inquietante espaço da Igreja de S. Domingos de onde saíam em procissão os condenados à fogueira da Inquisição e vizinha do Tribunal do Santo Ofício que em 1667 condenou Vieira  a ser “privado para sempre da voz ativa e passiva e do poder de pregar”.

Foté Foré - Branco Preto
(sábado, 15 de Setembro às 22:00, e domingo, 16 de Setembro às 16:00 no Largo do Intendente)
Circo Mandingue é uma companhia de circo originária da Guiné Conacri, que reuniu uma dezena de artistas guineenses, acrobatas e bailarinos. A força destes artistas foi sendo exercitada, durante a sua infância, nas praias de Conacri, num autêntico Chapitô a céu aberto. Kamel Ouali (coreógrafo), Luc Richard (consultor de artes circenses) e Richard Djoudi (produtor) tinham o sonho comum de criarem uma escola de circo na Guiné e fazerem espectáculos em conjunto. Renderam-se ao charme destes jovens e assim nasceu o primeiro espectáculo do Circo Mandingue – Foté Foré – que mostra o Homem como um ser capaz de se inventar e de se adaptar face às dificuldades da vida.

Sem comentários: