Agenda cultural livre (programa 4.15)


20 de Setembro (5ª feira), 18:00
Associação Casa da Achada - Centro Mário Dionísio (Rua da Achada, 11), Lisboa

Ciclo "Histórias da História"

Nesta sessão, fala-se sobre a independência da Guiné. O convidado é Jorge Golias, que fazia parte do Movimento das Forças Armadas na ex-colónia portuguesa.



20 de Setembro (5ª feira)
BES Arte e Finança (Marquês de Pombal), Lisboa

Exposição "Usura"

Usura é o título da próxima exposição de Paulo Nozolino. O nome (inspirado no canto XLV do poeta Ezra Pound, litania crítica dos ganhos provenientes dos juros), a sala escolhida (ligada a um banco) e a profunda crise económico-financeira que hoje atinge Portugal e a Europa podiam fazer antever uma mostra em tom amargo. Contudo, a intenção de Usura é mais profunda e procurará apelar "à memória dentro da actualidade e à compreensão da actualidade dentro da História". Os nove trípticos escolhidos com o comissário Sérgio Mah abordam acontecimentos fracturantes do século XX, num vasto comentário visual sobre "a infâmia" de certos "desvios traumáticos da Humanidade no decurso da modernidade capitalista" (Auschwitz, o declínio da Europa, o 11 de Setembro...).



20 a 22 de Setembro (5ª feira a sábado)
Cinema City Classic Alvalade (Av. Roma), Lisboa

Ciclo de cinema turco "Turkey The Missing Star"


"The Extremely Tragic Story of Celal Tan and His Family"
(6ª feira, 21 de Setembro às 16:30)

Celal Tan é um respeitado professor de Direito Constitucional, que vive numa pequena cidade do interior e tem dois filhos do seu primeiro casamento. Alguns anos depois da morte da sua primeira esposa, casa-se novamente com uma mulher muito mais jovem: curiosamente uma estudante universitária, cuja vida salvou de alguma maneira. A tragédia de Celal Tan começa três anos após o seu casamento, com um acontecimento que vai agitar o seu meio familiar. Celal Tan tenta esconder o segredo e independentemente, do que está a passar procura acima de tudo, manter a família unida.

"Can"
(6ª feira, 21 de Setembro às 19:30)

Um jovem casal apaixonado, que vive em Istambul, falta apenas um filho para preencher a sua aparente felicidade conjugal. Só que ela não consegue engravidar. Para salvar o orgulho de um deles, o casal tenta recorrer a meios ilegais para conseguirem uma criança ainda bébé. Esta decisão comum que procurava torná-los mais felizes, acaba por degradar pouco a pouco as suas vidas ao ponto de caminharem para uma separação. A história deste casal vai-se misturando com uma narrativa paralela sobre uma mãe solteira e negligente, que tem um menino chamado Can.



22 e 23 de Setembro
Poço dos Negros, Lisboa

Festival Todos 2012 - Caminhada de Culturas

A quarta edição do Todos - Caminhada de Culturas, acontece este ano entre 14 e 23 de Setembro de 2012 - no Intendente (14, 15 e 16 de Setembro) mas também, e pela primeira vez, entre a Rua de S. Bento, a Rua dos Poiais de S. Bento e a Rua Cruz dos Poiais (22 a 23 de Setembro), no eixo do Poço dos Negros. Abrindo-se cada vez mais a toda a cidade, e cumprindo assim o seu principal desígnio: promover Lisboa como capital intercultural.

Viagens Tuk Tuk (*)
(entre as 11:30 e as 16:30)

Mapas de Viagem criados por aqueles que nasceram no Bairro das Mercês há mais de 70 anos e que estão hoje recolhidos atrás das suas janelas, servem de convite para um passeio único. De Tuk Tuk e de mapa na mão, será possível descobrir curiosidades que estes moradores nos desvendam. É que nos nossos mapas, uma porta não é só uma porta, é o caminho para uma belíssima história de um certo rapaz, para umas escadinhas que foram pisadas pelos reis... Três pessoas de cada vez saltam para dentro deste mundo antigo e novo, como quem salta para dentro de um sonho de carrinho...

Viagem gratuita, sujeita a inscrição na Loja TODOS (Rua de São Bento, 170).

(*) Tuk Tuk – triciclo com cabine para transporte de passageiros, muito utilizado em grandes cidades da Índia e do sudoeste asiático.

Sem comentários: