Agenda cultural livre (programa 4.40)


Lisboa

Até 16 de Março, 15:00 - 19:00 (2ª a 6ª) e 12:00 - 18:00 (sábado e domingo)
Pickpocket Gallery (Calçada dos Cesteiros, 4b)

Instalação "Experiences of the Honeydew Consciousness"

Krzysztof Kaczmar apresenta uma instalação multimédia constituída por um texto, três fotografias, um vídeo, elementos sonoros e orgânicos. Em "Experiences of the Honeydew Consciousness", o artista empreende uma operação fenomenológica e conceptual sobre as camadas e sub-camadas da consciência e a sua relação com a realidade. Nos trabalhos apresentados o artista assume o papel de observador da natureza num amplo laboratorium da realidade. Fatiando a consciência em camadas de organicidade, Kaczmar explora a interacção da natureza com o Ser humano. Usando diferentes medium o artista evoca, para o espaço expositivo, o despertar de vários sentidos no público, a fim de criar um sentimento dimensional. Os trabalhos apresentados, tornam-se assim, produções activas em si mesmas, constantemente afectando e sendo afectadas pelas múltiplas interpretações do público.




Braga

18 de Março (2ª feira), 21:30
CUSP Centro de Utopias Sonhos e Projectos (Rua Nova de Santa Cruz, 236)

Ciclo de Cinema "CINEFILUM & café filosófico @ CUSP"

Este ciclo de cinema é uma organização do CUSP e do Núcleo de Estudantes de Filosofia da Universidade do Minho.
Nesta sessão, o filme é "Mar Adentro" (2004), de Alejandro Amenábar:
"Ramón (Javier Bardem) é um tetraplégico que está preso a uma cama há trinta anos. A sua única janela para o mundo é a do seu quarto, perto do mar, mar em que tanto viajou mas também onde teve o acidente que lhe roubou a juventude e a vida. Desde então que Ramón luta pelo direito a pôr termo à vida dignamente, luta pelo direito à eutanásia."




Coimbra

20 de Março (4ª feira), 18:30 e 21:30
Casa das Caldeiras (Rua de Entremuros)

Ciclo de cinema "Jean Vigo: Intrépida Poesia"

O cineasta francês Jean Vigo foi um cometa que atravessou o firmamento cinematográfico. Qualquer ciclo sobre a sua obra tem de ser breve porque breve é a sua obra. Do documentário à ficção, a sua visão inconfundível é simultaneamente poética e romântica, audaz e feroz. Apesar de ter feito poucos filmes, basta-nos vê-los para percebermos por que razão a sua marca no imaginário cinematográfico permanece tão incandescente.
  • 18:30 - "A Propósito de Nice" (1930) e "Zero em Conduta" (1933)
  • 21:30 - "A Atalante" (1934)




Ferrol

20 de Março (4ª feira), 19:00
Salón de actos, Escola Oficial de Idiomas (Rúa Real, 29)

Ciclo "Vidal Bolaño Recuperado: Citas audiovisuais"

Um ciclo de projecções de fragmentos de obras teatrais gravadas de Roberto Vidal Bolaño, uma figura chave na história do teatro galego.
Esta 4ª feira, a peça é "Rosalía", com os comentários de Inma López Silva.




Porto

Até 30 de Março (2ª a sábado), 15:00 - 19:00
Galeria Dama Aflita (Rua da Picaria, 84)

Exposição "Lost in Pyrenees", de Javier R. Rosell e José Cardoso

Javier R. Rosell nasceu em Toledo (Espanha) no meio de gatos e livros de banda desenhada da Vampirella. Após a licenciatura em Artes Plásticas pela UCLM, concluiu o mestrado em Livro Ilustrado e Animação Tradicional, pela UVIGO. Trabalha em Ilustração, banda-desenhada e edição independente e colabora regularmente com vários projectos, destacando Ediciones Puré, Tronquis ou Gutenberg´s Quarterly. Ensinou stop-motion em diferentes escolas e museus e na Cidade da Cultura em Santiago de Compostela. Participou em várias exposições na Coruña, Bilbao, Pontevedra, Madrid e Cuenca. O seu imaginário é construido a partir dos cartoons antigos do Fleisher Studios, de Elzie Segar, de posters Punk, de Lacan, Batman ou tudo que ser refira à cultura oriental.

José Cardoso nasceu em Fafe em 1984. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Participou em vários projectos relacionados com ilustração e design, individuais e colectivos, nacionais e internacionais desde 2005. Em 2009 co-fundou o colectivo Salão Coboi juntamente com Apolinário Pereira. Em 2012 Co-fundou a editora discográfica online Gentle Records juntamente com Leonel Sousa. Responsável pelo projecto A Thousand Faces Staring Back At You. Actualmente trabalha no estúdio de ilustração Mother Volcano.

Sem comentários: