Agenda cultural livre (programa 4.42)


Lisboa

Até 28 de Abril
Vários espaços em Lisboa

Ler em Todo o Lado

​Abril é o mês dos Livros e da Leitura por excelência.
A Rede de Bibliotecas Municipais da Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros estão a desenvolver um programa que pretende chamar a atenção para a importância do livro e da leitura e muito em particular conquistar públicos para visitarem as Bibliotecas de Lisboa e as Livrarias.
De 1 a 28 de Abril, serão apresentadas diversas iniciativas para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, dias 2 e 23 de Abril, respetivamente.
No dia 6 de Abril, inserido nas comemorações dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros, evoca-se o pintor e escritor, através de um manifesto de leitura:
  • 15:00 às 18:00 - "Na Pele de Almada", um convite público à leitura de textos de almada Negreiros pelo Chiado
  • 15:00 - "Performance de Sussurradores", pelos Contrabandistas (esplanada d'A Brasileira);
  • 16:00 - "Manifesto Anti-Dantas de Almada Negreiros", pela actriz Paula Mora com encenação de João Mota (varanda do Paris em Lisboa);
  • 17:00 - "Manifesto Anti-Leitura", por José Fanha (esplanada do Café Bénard).




Braga

9 e 10 de Abril (3ª e 4ª), 20:30
Fnac Braga (Braga Parque)

Ciclo de Cinema "Cinema e Literatura"

  • 9 de Abril - "The Great Gatsby" (1974), de Jack Clayton
  • 10 de Abril - "O Perfume" (2006), de Tom Tykwer




Coimbra

10 de Abril (4ª feira), 18:30 e 21:30
Casa das Caldeiras (Rua de Entremuros)

Ciclo de cinema "Patricio Guzmán: A Textura da Memória"

Todos os documentários lidam com a memória, preservando-a e discutindo-a, mas os filmes do documentarista Patricio Guzmán levantam questões específicas. A mais radical talvez seja o modo como o cinema documental pode, não apenas registar eventos, mas captar o modo como são sentidos, vertendo-os na textura de um filme. Na filmografia de Guzmán, esta preocupação é ainda acompanhada pela concentração temática na história do Chile.
  • 18:30 - "Salvador Allende" (2004)
  • 21:30 - "Nostalgia pela Luz" (2010)




Ferrol

8 de Abril (2ª feira), 19:30 - 20:30
Biblioteca Municipal (Praza de España, 2)

Leitura de poesia




9 de Abril (3ª feira), 19:30
Ateneo Ferrolán (Rúa Madalena, 202-204)

Ciclo de cinema "Martes de Cine"

"Arsenic and Old Lace" (1944), de Frank Capra.



11 de Abril (5ª feira)
Ateneo Ferrolán (Rúa Madalena, 202-204)

Lançamento de livro

Da autoria do historiador Eliseo Fernández.




Porto

Até 18 de Maio (2ª a sábado), 15:00 - 19:00
Galeria Dama Aflita (Rua da Picaria, 84)

Exposição "Mood Swings and Frozen Natures", de João Drumond e Pedro Lourenço

João Drumond nasceu na Ilha da Madeira em 1990. Em 2008 mudou-se para o Porto onde em 2012 concluiu a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Expôs em várias colectivas de ilustração das quais se destacam 'Mutantes e Outros Lugares Estranhos' (Galeria dos Leões), 'Uivo' (Fóum da Maia), 'Sabichão' (Galeria Dama Aflita), 'Blyton' (Pensão Favorita) e por duas vezes individualmente em 'Damas e Doces' (Pensão Favorita) e Overboard (Galeria TousTous). Ainda em contexto académico fundou o Drawn to Places, uma plataforma/revista online que destaca uma selecção de artistas visuais e os seus sítios eleitos na cidade do Porto, trabalhando de forma independente como editor, fotógrafo e director de arte neste projecto até o presente.

Pedro Lourenço começou pela banda desenhada. Arrumou os pincéis quando a internet ainda era uma miragem e durante quase uma década dedicou-se em exclusivo à música. Regressou como ilustrador e desde aí desenha para publicidade, jornais, revistas, livros, promotoras de concertos, bandas e para onde puder ser parceiro de uma visão. É metade do Estúdio Fera, de mão dada com a designer Sofia Martins com quem explora outros universos gráficos. Toca baixo regularmente nas formações de Sei Miguel, por vezes embarca no programa espacial de Rafael Toral e prepara a segunda vinda do Carro de Fogo. Nasceu há 37 anos em Lisboa e por lá ainda vive. É um tipo feliz.

Sem comentários: