quarta-feira, 27 de junho de 2012

Programa 4.07

Num programa dedicado ao experimentalismo, antecipámos a emissão especial do RadiaLx por uma hora e  deambulámos por vários universos paralelos. Da improvisação às gravações de campo, deixámos o futebol de fora por 57 minutos e deixámos que a nossa selecção fosse apenas a da cultura livre.

Luís Antero - Concerto Para Olhos Vendados (excerto) [Editora do Porto]
André Vida - Abblution, When You Need It [Insubordinations]
CEDE - An Indication For Number Four Rumi [Picpack]
Poking Pillows - Time [Headphonica]
Lars Graugaard & Mike Majkowski - Yes, Sometimes [Pueblo Nuevo]
Mmpsuf - The Rooms [Edição de Autor]
Art Electronix - Strange Caustic [Picpack]
Raúl Jardín - Cutuc Nap [Jacobino Discos]
Thompost - Chasing Squirrels [Elpa]

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Agenda cultural livre (programa 4.07)

A agenda desta semana é integralmente dedicada ao festival RadiaLx 2012.
Além dos eventos que listamos abaixo, podem também seguir a programação especial da Rádio Zero em 88.4 MHz, em Lisboa, e através da emissão online.



27 de Junho (4ª feira), 22:00
Flausina (Calçada Salvador Correia de Sá)

2+n (Ricardo Guerreiro + Miguel Cardoso)

Miguel Cardoso and Ricardo Guerreiro têm desenvolvido ambientes de interação computacional em SuperCollider para a geração e processamento de som em tempo real. Em 2+n, promovem a interacção destes dois conjuntos de algoritmos com n realidades distintas.

Ricardo Webbens, Paulo Curado, Maria Radich
Ricardo Webbens tem seguido um caminho que de experimentalismo multidisciplinar que cruza a arte sonora com a digital media art. Aqui é acompanhado por Maria Radich, na voz e movimento, e por Paulo Curado, nos sopros.

Rádio Zero Antenna Unit



28 de Junho (5ª feira), 22:00
Galeria Boavista (Rua da Boavista, 50)

Fitas of the Fittest freestyle

Concerto Dub Sound System performance. Many are called / few are chosen! Only the Fitas of the Fittest survive! Dub down Babylon!

Corey Fogel (US)
Corey Marc Fogel, percussionista e performer, residente em Los Angeles, apresenta o seu trabalho a solo em redor de encontros improvisacionais com sons, objectos, texteis, comidas, atravessando várias disciplinas desde o vídeo à instalação.



29 de Junho (6ª feira), 21:00
Topo das Torres do Instituto Superior Técnico

Cloud Theory: Paulo Raposo, Eduardo Chagas, Carlos Santos e Rogério Silva

Um concerto divido entre os dois terraços das Torres do Instituto Superior Técnico. Cada espectador terá de escolher em que torre quer estar para apreciar quer a actuação, quer a magnífica vista de pôr-do-sol sobre Lisboa.
Dois músicos por terraço: Carlos Santos e Rogério Silva na Torre Norte, Paulo Raposo e Eduardo Chagas na Torre Sul. Esta actuação que se une através da emissão rádio parte do facto que o conhecimento sobre a dinâmica física da formação e crescimento das nuvens ainda tem algo de desconhecido. As teorias que explicam a estrutura das nuvens estabelecem assim um ponto de partida e uma metáfora para este concerto rádio nos telhados.
Inscrições para assistir devem ser enviadas para radialx@radiozero.pt.



29 de Junho (6ª feira), 22:30
Galeria Boavista (Rua da Boavista, 50)

Ricardo Jacinto, Rodrigo Pinheiro

Ricardo e Rodrigo formam um dueto de violoncelo e dispositivos electrónicos. Rodrigo, conhecido do projecto RED Trio, foca-se na música improvisada rápida e energética. Ricardo tem estado activo desde os anos 90, actuando e cooperando intensamente com músicos, artistas visuais e coreógrafos.

David Maranha, Manuel Mota, Ricardo Wanke, João Silva
Maranha, Silva, Mota e Wanke apresentam uma interacção única entre 2 dobros (guitarras de ressonância) e 2 harmoniums. Têm vindo a demonstrar uma contínua e já longa exploração musical, estimulando novas formas de ouvir.



30 de Junho (sábado), 19:00
Jardim da Estrela

Variable Geometry Orchestra

A música produzida pela mais importante grande orquestra portuguesa de música improvisada justapõe e faz interagir os sons de instrumentos acústicos e electrónicos numa rara negociação de significados, discurso e detalhe. A sua gama dinâmica contém características subliminares, psico-acústicas e mesmo a possibilidade do puro silêncio. A condução de Ernesto Rodrigues baseia-se no balanço das masssas sonoras que viajam no espaço acústico, ditando a construção de uma composição em tempo real e assim revelando a justaposição ordenada de instrumentos específicos enquanto grupos sonoros móveis.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Experimentalismos e o RadiaLx

Na semana em que a Rádio Zero pode ser ouvida em FM (88.4 MHz na Grande Lisboa, pelo menos até Queluz), decidimos dedicar os nossos 57 minutos de emissão ao motivo deste acontecimento: o RadiaLx. O festival internacional de arte-rádio promovido pela Zero está de volta a Lisboa, trazendo consigo concertos e performances, tudo virado para uma perspectiva artística sobre o som e o meio rádio. Nós antecipámos a emissão especial, que começa às 22 horas, e trouxemos à antena alguma da melhor música experimental que se faz em formato livre.

Para ouvir a partir das 21 horas.

Programação do RadiaLx 2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marca Branca #6 - Os Festivais e a Cultura Livre

"Do open source ao netaudio, passando por outras tantas representações, a cultura livre faz-se notar das mais variadas formas. Um pouco por todo o mundo, torna-se cada vez mais frequente vermos festivais sobre as suas mais diversas manifestações."

A propósito do RadiaLx, o festival internacional dedicado à arte-radio promovido pela Rádio Zero, aproveitámos o nosso artigo semanal no Ponto Alternativo para falar de alguns festivais dedicados à cultura livre dentro e fora do nosso país. Para ler com atenção, basta seguir o link.




quarta-feira, 20 de junho de 2012

Agenda cultural livre (programa 4.06)

Porque as sugestões dos ouvintes do Marca Branca contam, a partir desta passamos a colocar aqui as sugestões culturais (todas com entrada livre) divulgadas na agenda, durante a emissão. Divirtam-se!



21 de Junho (5ª feira), 18:30

Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Lançamento do livro "Cores na Cidade - Azulejaria de Santa Maria de Belém"

Um livro da autoria de Augusto Moutinho Borges que documenta com texto e fotografia a presença do azulejo na freguesia de Santa Maria de Belém.



21 de Junho (5ª feira), 22:00

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Espetáculo "In.Finito"

A turma do 2º ano da escola de artes e ofícios do Chapitô apresenta a prova final de ano. O espetáculo, encenado por André Kowalski, gira à volta do tema do envelhecimento activo e da interacção entre gerações, e mistura artes circenses e novas tecnologias.




22 de Junho (6ª feira), 11:30, 12:00, 12:30, 16:00, 16:30, 17:00, 17:30

Baixa de Lisboa

"Teatro das Compras"

Durante alguns minutos, a rotina de algumas lojas da Baixa é quebrada com esta peça de teatro escrita por Gonçalo M. Tavares e encenada por Giacomo Scalisi. Esta 6ª, passam pela Casa Macário, Ourivesaria Sarmento, Damas de Copas e Conserveira de Lisboa.



23 de Junho (sábado), 16:00-21:00

Palácio Beau Séjour (Estrada de Benfica), Lisboa

"Hortus" (instalação + salão utópico)

Uma exibição da autoria de Patrícia Portela e Christopher Boeck com 2 facetas diferentes: instalação e salão utópico. Na primeira há um jardim com uma rede de sensores que transformam os dados recolhidos em medições do vento e da luz em som ambiente. A movimentação humana através do jardim também é interpretada e causa alterações na instalação sonora. Na faceta de salão utópico, oradores de áreas como ciência, política ou filosofia proporcionam um exercício prático de imaginação ao debater com a audiência diferentes visões do futuro em 2020 e 2084, sempre num ambiente de descontracção.




25 de Junho (2ª feira), 18:30

Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Conferência "Diálogos sobre a Paz e o Desenvolvimento Sustentável", com Desmond Tutu

Desmond Tutu é um dos rostos mais conhecidos na luta pela Paz e pelos direitos humanos. Nesta conferência, Tutu, vencedor do prémio Nobel da Paz em 1984, vai estar com Jorge Sampaio, actual Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Programa 4.06

Apesar da chuvinha, tirámos os chinelos dos pés e abraçámos o verão da melhor forma: com música para (quase) todos os gostos. De drum'n'bossa à pop mais dançável, aproveitámos o embalo e também molhámos os pés em electrónicas mais experimentais. As notícias e a agenda não ficaram de fora e João Bacalhau trouxe as melhores sugestões para esta semana.

Subterrestrial - Night Music I (excerto) [Subterrestrial]
Soulslept - Progression [Dusted Wax Kingdom]
Gumbel - 8-bit Love Machine [Picpack]
Brad Sucks - Guess Who's A Mess (demo) [Edição de Autor]
Boss Bass - State Of Guanabara [Psicotropicodelia]
Alex D'Alva Teixeira - Não Estou A Competir (Porque A Música Não É Uma Competição) [Edição de Autor]
Beringher - Blue Noise [Stato Elettrico]

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Chinelos fora

Mesmo à beira do início do verão, as notícias sobre cultura livre em Portugal parecem não ter fim. Por isso, estendemos a nossa toalha de praia e trazemos a banda sonora mais solarenga da última temporada. Com os pés quase dentro de água, falamos do projecto Wikiscore e da capital da internet sem fios, São João da Madeira. Mas não só! Com uma agenda recheada de eventos, só há boas razões para tirar os chinelos dos pés e relaxar a ouvir o Marca Branca desta noite. Como sempre, aliás.

A partir das 21 horas, na Rádio Zero.

Fotografia licenciada em Creative Commons por @Doug88888

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Marca Branca #5 - Netaudio: música livre ou música grátis?

"Existem alguns equívocos no que diz respeito à noção de netaudio. Hoje desmistificamos o conceito com uma explicação detalhada e, claro, alguns exemplos."

Andamos sempre à cabeçada com isto e, apesar da explicação ser relativamente simples, parece que o problema reside na polissemia da língua inglesa. Esta semana, pomos tudo em pratos limpos, e explicamos o que toda a gente quer saber: afinal, o que é o netaudio?
A resposta já está online no nosso artigo semanal no Ponto Alternativo.

Fotografia licenciada em Creative Commons por Jonas B.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Programa 4.05

Em pleno Sto. António, o Marca Branca deixou-se levar pela marcha da cultura livre. Sempre com a música por perto, falámos do Dia de Tradução de Debian (que decorre já no próximo sábado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e daquela que é (provavelmente) a primeira publicação alargada sobre netaudio, "Netlabels: Social Networks On- and Offline" de Antina Michaels.

Piacente & de Angelis - Constelación [Pan Y Rosas]
Moosefrog - Nothing To Cling To [Lo-Kiwi / Catnap]
Reverend Big O - Walk Inside [23 Seconds Netlabel]
Plaistow - Stase Psychique [Insubordinations]
Nigel & The Dropout - Is The Bear There? [Edição de Autor]
Gilo - Lei #4 [Enough Records]
League - Take My Hand [Optimus Discos]
Pix - Upsurge [Fresh Poulp Records]
October Twelve - Love In the Water [Stato Elettrico]

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Marca Branca #4 - Os grandes também oferecem música

"Apesar da insistência da indústria discográfica num modelo de negócio cada vez mais obsoleto, não são poucos os nomes que se têm tornado conhecidos graças à disponibilização online dos seus trabalhos e até os «grandes» têm optado por este modelo."

Por entre os meandros da música grátis - livre nalguns casos, noutros nem tanto -, descobrimos alguns dos nomes mais sonantes que optaram por oferecer o seu trabalho. Entre revelações e artistas firmados, parece que já não são tão poucos quanto isso. Para ler com atenção, no nosso artigo semanal no Ponto Alternativo.

Fotografia licenciada em Creative Commons por sincretic.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Programa 4.04

Em permanente viagem pela música livre, a playlist desta semana desdobrou-se em referências nacionais e batidas de outros cantos europeus.

The Broke Unknown – Lisboa [dystopiaq]
Keller 12 - Allgemeingut (Hans Atom's Don't Dare To Mess With The Eighties remix) [ccMixter]
Metastaz – Snakes (feat. Mc Miscellaneous) [Edição de Autor]
Direct Y - The Robot [Stato Elettrico]
Stereoshape – That's The Spirit [iD.Eology]
Onka Onichi - Black Shapes [Subversive Media]
The Astroboy – Theme Two [Bump Foot]
FLV Mode - Broken Pop (Buskerdroid remix) [Stato Elettrico]
The Plastic Jazz Orchestra – Mosaic [Headphonica]

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cerejas e coisas boas

Na próxima sessão do programa de rádio onde só não damos o corpo, provamos que há todo um universo livre à nossa espera. Das cerejas ao movimento Beats Play Free, não nos esquecemos do cartão Lisboa Viva nem de uma agenda repleta de coisas boas, que é como quem diz "actividades gratuitas". Como sempre, a música acompanha-nos pela viagem (que também inclui outros comboios) e trazemos à antena netlabels que nos acompanham quase desde o início.

Para ouvir a partir das 21 horas, na Rádio Zero.

Fotografia licenciada em Creative Commons por jayneandd

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Marca Branca #3 - Netaudio: Da explosão à organização

"Quando o Marca Branca começou, em 2008, o netaudio era um universo paralelo difícil de navegar. Felizmente, muito mudou. No início era assim: entre 3 GB de downloads, aproveitava-se uma faixa de três minutos e meio. Apesar de existirem vários sites dedicados ao movimento, como o Netlabels.org ou o Netlabelism.com, a informação parecia sempre demasiado dispersa."

O terceiro artigo com o selo do Marca Branca no Ponto Alternativo já está online e pode ser lido aqui. Numa espécie de viagem pela evolução do netaudio dentro e fora de portas, destacamos alguns dos sites, publicações e repositórios mais importantes deste universo.

Imagem derivada de um original licenciado em Creative Commons por David Domingo