Já não se faz música assim...

«Levou o búzio ao ouvido e ficou à espera que o mar cantasse. Lá ao fundo, o que se ouvia podia ser qualquer coisa menos o oceano. Pouco a pouco, chegavam os violinos e os violoncelos, os clarinetes e os fagotes, as trompas e as tubas... De mansinho, ouvia-se uma harpa. À medida que a sinfonia ia crescendo, a percussão ia subindo também. Fechou os olhos e deu por si numa batalha algures no meio das Cruzadas, numa nau a descobrir o Brasil, num baile da corte francesa do século XVIII. No fim de tudo, um piano murmurava ao longe.
Quado pousou o búzio, a História deixou de existir senão nos livros da escola. Ligou o rádio, mas rapidamente mudou de ideias - os sons saíam de lá ocos, sem consistência. Foi aí que se deu conta que a banda sonora dos seus sonhos tinha de ser algo épico. E simplesmente já não se faz música assim...»


Esta semana, o Marca Branca dedica-se a visitar aquilo a que vulgarmente chamamos de "música clássica". Numa viagem pelos sons dos últimos séculos, aproveitamos para falar dos compositores que marcaram a nossa história. Uma sessão proporcionada pela existência de um sítio chamado Musopen.

Marca Branca, domingo pelas 21 horas, na Rádio Zero.

Sem comentários: