Agenda cultural livre (programa 5.02)


Lisboa

12 de Novembro (3ª feira), 19:30
Espaço Alkantara (Calçada Marquês de Abrantes, 99)

Dança / coreografia "Um Solo"

Há um pouco mais que uma década, Um Solo, de Tiago Guedes, nasceu no Alkantara (Danças na Cidade), dentro dos Encontros Imediatos 2002. Motivo para repor esta obra, como ponto de partida de um pequeno ciclo comemorativo da obra coreográfica do Tiago Guedes e a sua estrutura Materiais Diversos, que inclui a reposição de dois solos e de uma criação para públicos jovens (para além de Um Solo (2002), Materiais Diversos (2003) e Matrioska, criado em 2007), a apresentação da monografia Instantanés 01 (2011), e a estreia absoluta da nova criação Hoje na Culturgest.




Braga

15 de Novembro (6ª feira), 21:40
Cineclube Aurélio da Paz dos Reis (Av. Central, 106-110)

Filme "Wittgenstein"

Wittgenstein, um austríaco naturalizado britânico que se tornou um dos grandes pensadores do século XX, estando as suas principais contribuições ligadas ao campo da lógica, filosofia da linguagem, filosofia da matemática e filosofia da mente. Neste filme realizado por Derek Jarman temos um retrato invulgar e pleno de humor sendo inequívoca a intenção do realizador: explorar as chaves ideológicas da filosofia e da vida de Wittgenstein, para além do génio. O filme recupera, com ironia, todo o percurso da vida do filósofo e da sua família, expoente máximo da burguesia austríaca. Retracta ainda toda a luta de Wittgenstein contra a alienação pessoal.




Ferrol

13 de Novembro (4ª feira), 20:30
Cine Dúplex (Travesía Moreno, 3)

Filme "O Padrinho"

De 1972, realizado por Francis Ford Coppola. Inserido no ciclo "Pacino en el Dúplex".




Porto

Até 4 de Janeiro (2ª a sábado), 15:00 - 19:00
Galeria Dama Aflita (Rua da Picaria, 84)

Exposição "Drawings and Prints", de Laurent Impeduglia

Tempestuoso e generoso, o trabalho de Laurent Impeduglia não é sobrecarregado de fronteiras. De forma obstinada e de bom grado ridiculiza os valores estabelecidos (arte, trabalho, dinheiro, religião). Reúne nas suas obras composições com um sabor do fim do mundo, com estabilidade comprometida voluntariamente por equilíbrio precário, elementos destrutivos e fendas profundas. É também a representação não normalizada que denuncia as falhas e vitalidade interna de um individuo onde se pode reconhecer uma geração inteira.

Sem comentários: