Agenda cultural livre (programa 4.37)


Lisboa

Até 2 de Março (2ª a sábado), 14:00 - 20:00
Perve Galeria (Rua das Escolas Gerais, 17, 19 e 23)

Exposição "Seres Grotescos"

Carlos Zingaro, autor cuja obra transversal e multidisciplinar dispensa apresentações sobretudo por se tratar de um dos músicos-compositores portugueses mais internacionais e dos mais conceituados na área da música experimental e jazz, manteve-se voluntariamente arredado do mercado da arte, sendo que a exposição antológica "Seres Grotescos" presta, justamente, homenageado, em contornos antológicos, à sua vasta produção plástica expressa em diferentes linguagens: pintura, desenho, ilustração e instalação multimédia.
A excelência do seu trabalho marcou várias gerações, dando cor a cenários de várias companhias de dança, entre as quais o Ballet Gulbenkian, e a capas de discos de referência da música portuguesa e internacional, tendo ainda sido destacada em exposições como “Tinta nos Nervos” que o Museu Coleção Berardo apresentou em 2011.
Para assinalar os 40 anos de trabalho autoral, no dia 21 de Fevereiro, pelas 18h, será lançada uma edição especial assinada e limitada a 30 exemplares do catálogo da exposição acompanhado por uma serigrafia de uma obra emblemática patente na mostra e por um CD com temas inéditos do autor. Carlos Zingaro marcará presença no lançamento e estará disponível para autografar a edição de forma personalizada.
Ainda no dia 21 de Fevereiro, pelas 19h, terá lugar novo concerto do músico, na sequência do espectáculo de lotação esgotada realizado aquando da inauguração da exposição, onde se fez acompanhar por Luís Buchinho (guitarra) e João Pedro Viegas (clarinetes).




Braga

28 de Fevereiro (5ª feira), 21:30
Velha-A-Branca Estaleiro Cultural (Largo da Senhora-a-Branca, 23)

Aulas Dançantes "A Velha Dança - Improvisos, Provisos, Visos e Sós"

A dança chegou à Velha. Porque a Velha actual é uma cooperativa cultural e o João [Vaz] alguém que gosta de criar coisas e de as partilhar com pessoas, chegou-se a um acordo: uma vez por semana, à 5ª feira, a partir das nove e meia da noite, há sessões de improviso em dança, abertas a quem goste de expressar o prazer da música através da dança, a quem goste de o fazer interagindo com outros. A dimensão da sala não permite que dancem muitos ao mesmo tempo, mas nem todos estarão a dançar todo o tempo, haverá também que descansar. Quem vier com vontade de dançar fá-lo-á. Sapatos confortáveis e flexíveis, que façam alguma tracção mas também deslizem; ou então um sapato confortável bom para sapateado; e roupa cómoda, sem esquecer a mobilidade, porque a ideia é suar.




Coimbra

Até 1 de Março (2ª a 6ª feira), 9:30 - 12:30 e 14:00 - 18:00
Casa da Escrita (Rua Dr. João Jacinto, 8)

Exposição "Povo Novo Virtual" (inserido no ciclo "Nas Escritas PO.EX")

A iniciativa centra-se na Poesia Experimental (PO.EX), que se desenvolve através da relação entre a poesia concreta e visual e as artes visuais, plásticas e performativas – movimento PO.EX – resultando de uma atitude de experimentação e de indignação permanentes em relação às diferentes linguagens artísticas.
O ciclo "Nas Escritas PO.EX" desafia um conjunto de oito autores (escritores e artistas) a cruzar as suas obras e a mostrá-las ao público, através de um ciclo de oficinas de criação e de experimentação poiética, permitindo que o público possa contactar o autor e o processo criativo in loco.
A presença / intervenção / residência de cada autor convidado contempla a organização de uma exposição bibliográfico-documental e iconográfica, evocativa da sua trajectória artística.
Durante o mês de Fevereiro, o artista convidado é Silvestre Pestana que apresenta a exposição "Povo Novo Virtual".




Ferrol

Até 27 de Março (4ª feira), 20:30
Cine Duplex (Travesía Moreno, 3)

Ciclo de cinema bélico

27 de Fevereiro: "Heartbreak Ridge" (1986), de Clint Eastwood.




Até 28 de Fevereiro (5ª feira), 20:30
Cine Duplex (Travesía Moreno, 3)

Noites de cinema e poesia

28 de Fevereiro: "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), de Glauber Rocha.




Porto

Até 6 de Março (4ª feira), 16:30
Sala Nobre da Universidade Lusófona do Porto (Rua Augusto Rosa, 24)

Ciclo de cinema "Ontem Como Hoje"

Novo semestre de aulas, novo Ciclo do Cineclube da Lusófona do Porto. "Ontem Como Hoje" é programado por José Maia, docente do curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia, que, em cada sessão, apresentará o filme e dinamizará o debate no final.
  • 27 de Fevereiro: "Ossos" (1997), de Pedro Costa.

Sem comentários: