Agenda cultural livre (programa 4.46)


Lisboa

18 de Maio (sábado)
Vários locais

Dia Internacional dos Museus

No Dia Internacional dos Museus, a Câmara de Lisboa preparou um programa especial nos museus municipais. O Marca Branca sugere duas possibilidades gratuitas.
  • "Enigmas no Museu" (Museu da Marioneta, 10:00 - 12:00 e 14:00 - 17:00): E se à entrada do Museu recebessem um envelope cheio de enigmas por resolver? Ao longo do percurso pelo Museu, os visitantes são convidados a solucionar um conjunto de enigmas que os ajudará a conhecer melhor algumas obras em exposição. Necessária marcação prévia pelo email museudamarioneta@egeac.pt ou pelo telefone 213942810.
  • "Castelo à Noite" (Castelo de S. Jorge, 20:30 - 24:00): Moaxahas, danças com história apresentadas por personagens reais trajadas a rigor, demonstrações de arqueiros e besteiros do conto, apresentação de armas e armaduras medievais, de falcoaria real e de aves de rapina em alcândora, são as propostas para animar esta noite especial e (re)descobrir o que há de novo no Castelo de S. Jorge.




Braga

19 de Maio (domingo), 17:00
Velha-a-Branca (Largo da Senhora-a-Branca, 23)

Filme "Coup Pour Coup"

Célebre exemplo do cinema militante dos anos 70, "Coup Pour Coup" é um documentário sobre o impacto do Maio de 68 nas lutas operárias e nas lutas feministas. Numa fábrica têxtil, as operárias são sujeitas a difíceis condições de trabalho, e regressam a aos seu lares, onde as esperam as compras, as refeições os filhos, os problemas. Numa situação-limite, estas operárias depressa se tornam agitadoras de uma ocupação e de uma greve geral.
O filme está inserido no ciclo de cinema Maio de 68, com o programador-convidado David Pinho de Barros.




Coimbra

21 de Maio (3ª feira), 17:00
Rua Larga, Universidade de Coimbra

Actuação "Olha O Palhaço No Meio da Rua"

Um concerto musical. Os dois palhaços músicos disputam a atenção da plateia, numa competição onde entram todos os tipos de artimanhas e armadilhas, criando assim, situações inusitadas. Ratos, água, talco na cara, são apenas alguns desses artifícios, gerando-se espontaneamente uma divisão na plateia, que se deixa conquistar através de instrumentos convencionais e também alternativos. É quando percebem que separados não há harmonia e, portanto, unem-se em prol de um grande e inusitado show.
Logo após o musical, os palhaços apresentam reprises e entradas clássicas dos circos antigos, como "Abelha Abelhinha", "Pilherias", "Malabares Cômico" e "Magia Cômica". Desta vez, a plateia é convidada a participar ativamente das cenas, fortalecendo uma união do público com os artistas.
Todas as cenas são tradicionais de circo que foram passadas de geração para geração de forma oral.




Ferrol

21 de Maio (3ª feira), 19:30
Ateneo Ferrolán (Rúa Madalena, 202-204)

Martes de Cine: ciclo de cinema "Adições"

"Trainspotting" (1996), de Danny Boyle




Porto

22 a 25 de Maio (4ª a sábado)
Vários espaços

8ª edição da Festa na Baixa

A Festa na Baixa (FNB), promovida pelo Centro Nacional de Cultura - Núcleo do Porto, tornou-se já num evento à escala de toda a baixa da cidade do Porto. O seu perfil diversificado nas variadas expressões culturais, na proximidade dos cidadãos no seu quotidiano urbano, nas ruas e nas praças, nos cafés e em muitos estabelecimentos culturais e institucionais e, até, comerciais faz da FNB um acontecimento especial que é acolhido e correspondido com extrema simpatia.
O programa completo está disponível em www.issuu.com/cncporto.