Agenda cultural livre (programa 4.41)


Lisboa

Até 31 de Março (5ª a domingo), 21:00 - 0:15
Terreiro do Paço

Espectáculo "Terreiro do Paço - A Nossa Praça"

O Terreiro do Paço transforma-se numa tela multimédia gigante, durante o fim-de-semana prolongado da Páscoa com o espectáculo "Terreiro do Paço – A Nossa Praça", pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, de participação gratuita, que convida a desfrutar deste espaço requalificado da capital portuguesa.
Trata-se da maior projecção 3D vídeo mapping alguma vez feita em Portugal, com mais de 150 metros de comprimento, que dá vida aos desenhos dos mais novos, e do público em geral, através de técnicas de projecção a três dimensões e de uma plataforma interactiva touchscreen em tempo real, que transforma a fachada poente do Terreiro do Paço num mural virtual gigante, subordinado à temática da Páscoa e da Primavera.
O projecto comporta uma dimensão expositiva – a projecção em vídeo mapping 3D – que apresenta um filme de 15 minutos construído com a colaboração de mais de 40 crianças, de quatro escolas de Lisboa (José Salvado Sampaio, Parque Silva Porto, Pedro de Santarém e A Voz do Operário - Escola da Graça) que, através de vários workshops, desenvolveram técnicas de desenho, pintura, filmagens e plataformas participativas, juntamente com os artistas.
Alternando com a projecção do filme, o público é convidado a participar e a inscrever a sua presença nesta iniciativa, com pinturas de luz – tendo por base uma plataforma interactiva e um ecrã táctil em tempo real – que são projectadas no Torreão Poente do Terreiro do Paço e que podem ser partilhadas nas redes sociais. As pinturas serão também fotografadas, gravadas e disponibilizadas na internet, criando assim uma base de dados composta por centenas de artistas.




Braga

Até 5 de Abril (6ª feira), 21:30
Cineclube Aurélio da Paz dos Reis (Auditório da Casa do Professor, Av. Central 106-110)

Ciclo de Cinema "Cooperativa Grupo Zero e o teatro da Cornucópia"

Entre os anos 70 e 80, duas estruturas partilhavam as mesmas instalações no Teatro do Bairro Alto (Lisboa). Uma delas, Teatro da Cornucópia fundada em 1973, mantendo-se até à data como companhia residente, e a outra Grupo Zero, cooperativa fundada pós-25 de Abril de 1974. Durante este período de grande actividade, e com apoio da RTP, foram transpostos para a tela, três textos dramáticos escritos Franz Xaver Kroetz, e vários textos curtos escritos por Karl Valentin. A transposição destes textos resultou em 4 filmes realizados por Solveig Nordlund. Obras singulares no panorama nacional, raramente vistas, sendo esta uma oportunidade privilegiada de as encontrarmos sob contexto único.
  • 5 de Abril - "Música Para Si" (1978)




Coimbra

Até 8 de Abril, 15:00 - 19:00 (2ª a 6ª), 10:30 - 16:30 (fim de semana)
Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Largo da Porta Férrea)

Exposição de fotografia "Reescrita - EmPoder Delas"

Uma exposição de fotografia sobre a participação das mulheres na vida política, da autoria de Pedro Medeiros.
Com testemunhos de Inês Pedrosa, Irene Flunser Pimentel, Isabel do Carmo, Joana Vasconcelos, Maria Manuela Cruzeiro, Manuela Tavares, Margarida Medina Martins, Maria de Belém Roseira, Maria José Magalhães, Maria Teresa Horta, Marisa Matias, Raquel Freire, Rita Rato, Sara Falcão Casaca e Virgínia Ferreira.




Ferrol

2 de Abril (3ª feira), 19:30
Sala Emiliano Balás y Silva, Ateneo Ferrolán (Rúa Magdalena 202-204)

Clube de leitura

O clube de leitura é um grupo de pessoas que lêem ao mesmo tempo um certo livro para posteriormente o comentarem em conjunto. Os livros, fornecidos pela biblioteca municipal de Ferrol, são lidos em casa.
Pode aparecer-se nas reuniões mesmo que não se tenha tido tempo de ler a porção indicada e não é obrigatorio intervir. A coordenação é da professora Anxeles Seoane e tem a finalidade de ajudar a interpretar a leitura, moderar os debates, aconselhar títulos, etc.
É dirigido a pessoas com "inquietações culturais", vontade de ler, de fazer amigos, sair de casa com a desculpa de uma leitura interessante.




Porto

Até 11 de Maio (3ª a sábado), 15:00 - 19:00
Galeria Porto Oriental (Rua Barros Lima, 851)

Exposição "Rebentos de Salitre"

Nesta mostra artística multidisciplinar, combinam-se trabalhos que mergulham no mar, obras de Inma Doval Porto e Xacobe Meléndrez Fassbender, artistas residentes na Galiza.
A polaridade das suas criações confronta-se e complementa-se oferecendo um jeito comum de perceber e situar-se no mundo e nas relações com o oceano, matriz e destino final.
Encontramos serenidade e reflexão nos volumes de seres marinhos, cores da paixão nas pinturas, romantismo no vídeo e o olhar espelhado e inquiridor do oceano nas fotografias.
Os sentimentos são invocados e brotam das obras e diante delas, apoiados na poesia de Inma Doval e Bernardino Graña.
Volume, luz e cor explodem cheirando a salitre.

Programa 4.41

Depois de uma semana de interrupção inusitada, o Marca Branca está de volta. Mesmo atacados pela constipação, trazemos a notícia do fim do Google Reader e apresentamos as nossas sugestões culturais para os próximos dias.

Sean Archibald and Bristletone - Solid Smoke [Faturenet Recordings]
Ohsaurus - Reactionary Memory [NoEcho Records]
Arc Rev One - Storm Of The - I - Of The Storm [Fusion Netlabel]
Pheeetus feat- Hol'Up & LIEf - Head Boppin In This Bitch [Fusion Netlabel]
Radiomaniac - Gulliver (Side Effects Of Modern Psychotropic Substances) [Flowers Blossom In The Space]
Blablarism - Wondering Station, Fluent Modernization [Enough Records]
The Electric Poet - A Little Piece Of Truth [Picpack]
Voxels - My House (feat. Sam Sanchez) [Optimus Discos]
FM Harlock & NiHiL - Starquake [Starquake Recordings]
Анатолий Никулин (Anatoly Nikulin) - Зверь (Zver) [Southern City's Lab]
Eva Schlegel - Way To The Ocean [Expert Recordings]

Agenda cultural livre (programa 4.40)


Lisboa

Até 16 de Março, 15:00 - 19:00 (2ª a 6ª) e 12:00 - 18:00 (sábado e domingo)
Pickpocket Gallery (Calçada dos Cesteiros, 4b)

Instalação "Experiences of the Honeydew Consciousness"

Krzysztof Kaczmar apresenta uma instalação multimédia constituída por um texto, três fotografias, um vídeo, elementos sonoros e orgânicos. Em "Experiences of the Honeydew Consciousness", o artista empreende uma operação fenomenológica e conceptual sobre as camadas e sub-camadas da consciência e a sua relação com a realidade. Nos trabalhos apresentados o artista assume o papel de observador da natureza num amplo laboratorium da realidade. Fatiando a consciência em camadas de organicidade, Kaczmar explora a interacção da natureza com o Ser humano. Usando diferentes medium o artista evoca, para o espaço expositivo, o despertar de vários sentidos no público, a fim de criar um sentimento dimensional. Os trabalhos apresentados, tornam-se assim, produções activas em si mesmas, constantemente afectando e sendo afectadas pelas múltiplas interpretações do público.




Braga

18 de Março (2ª feira), 21:30
CUSP Centro de Utopias Sonhos e Projectos (Rua Nova de Santa Cruz, 236)

Ciclo de Cinema "CINEFILUM & café filosófico @ CUSP"

Este ciclo de cinema é uma organização do CUSP e do Núcleo de Estudantes de Filosofia da Universidade do Minho.
Nesta sessão, o filme é "Mar Adentro" (2004), de Alejandro Amenábar:
"Ramón (Javier Bardem) é um tetraplégico que está preso a uma cama há trinta anos. A sua única janela para o mundo é a do seu quarto, perto do mar, mar em que tanto viajou mas também onde teve o acidente que lhe roubou a juventude e a vida. Desde então que Ramón luta pelo direito a pôr termo à vida dignamente, luta pelo direito à eutanásia."




Coimbra

20 de Março (4ª feira), 18:30 e 21:30
Casa das Caldeiras (Rua de Entremuros)

Ciclo de cinema "Jean Vigo: Intrépida Poesia"

O cineasta francês Jean Vigo foi um cometa que atravessou o firmamento cinematográfico. Qualquer ciclo sobre a sua obra tem de ser breve porque breve é a sua obra. Do documentário à ficção, a sua visão inconfundível é simultaneamente poética e romântica, audaz e feroz. Apesar de ter feito poucos filmes, basta-nos vê-los para percebermos por que razão a sua marca no imaginário cinematográfico permanece tão incandescente.
  • 18:30 - "A Propósito de Nice" (1930) e "Zero em Conduta" (1933)
  • 21:30 - "A Atalante" (1934)




Ferrol

20 de Março (4ª feira), 19:00
Salón de actos, Escola Oficial de Idiomas (Rúa Real, 29)

Ciclo "Vidal Bolaño Recuperado: Citas audiovisuais"

Um ciclo de projecções de fragmentos de obras teatrais gravadas de Roberto Vidal Bolaño, uma figura chave na história do teatro galego.
Esta 4ª feira, a peça é "Rosalía", com os comentários de Inma López Silva.




Porto

Até 30 de Março (2ª a sábado), 15:00 - 19:00
Galeria Dama Aflita (Rua da Picaria, 84)

Exposição "Lost in Pyrenees", de Javier R. Rosell e José Cardoso

Javier R. Rosell nasceu em Toledo (Espanha) no meio de gatos e livros de banda desenhada da Vampirella. Após a licenciatura em Artes Plásticas pela UCLM, concluiu o mestrado em Livro Ilustrado e Animação Tradicional, pela UVIGO. Trabalha em Ilustração, banda-desenhada e edição independente e colabora regularmente com vários projectos, destacando Ediciones Puré, Tronquis ou Gutenberg´s Quarterly. Ensinou stop-motion em diferentes escolas e museus e na Cidade da Cultura em Santiago de Compostela. Participou em várias exposições na Coruña, Bilbao, Pontevedra, Madrid e Cuenca. O seu imaginário é construido a partir dos cartoons antigos do Fleisher Studios, de Elzie Segar, de posters Punk, de Lacan, Batman ou tudo que ser refira à cultura oriental.

José Cardoso nasceu em Fafe em 1984. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Participou em vários projectos relacionados com ilustração e design, individuais e colectivos, nacionais e internacionais desde 2005. Em 2009 co-fundou o colectivo Salão Coboi juntamente com Apolinário Pereira. Em 2012 Co-fundou a editora discográfica online Gentle Records juntamente com Leonel Sousa. Responsável pelo projecto A Thousand Faces Staring Back At You. Actualmente trabalha no estúdio de ilustração Mother Volcano.

Programa 4.40

Numa edição abençoada (pelo menos nós gostamos de pensar que foi isso que significou o fumo branco que saiu de uma famosa chaminé, enquanto gravávamos), há ritmos fortes, nacionais e internacionais, e algum "mel". Tudo absolutamente livre, como é costume.

The Thinker - World Revolution [Cicuta Netlabel]
Monster Jinx - Venera O Diabo (Faz Festas A Gatinhos) (DJ Manaia Remix) [Monster Jinx]
Wildlife! feat. Rapha - PC Riddim [Enchufada]
TAA BAA - Kim [Soigne Tes Oreilles]
DubRaJah - Ungu-Jah [Angel Dust Records]
Tracky Birthday - Cheeseburglar [Upitup Records]
ESTA. - WhatsItGnaMake [Soulection]
Twisted Roots - Organ Love [Strange Soul]
Dissolved - The Foresight Of Lagoons (Nonimx) [Section 27]
Carroll - Billionaire [Edição de Autor]
Blablarism - Wandering Station, Fluent Modernization [Enough Records]

Programa 4.39

A Rute conta-nos que as empresas que criam software open source são rentáveis. Parece que manter o código fechado não é o segredo do sucesso.
Na agenda desta semana, sugerimos pintura, fotografia e poesia.

Feromona - Mustang [Edição de Autor]
Cinema Noir - When Sigur Ros Don't Play Music, They Name IKEA's Furniture [Nostress Netlabel]
Sensible Soccers - Fernanda [∜♡MDISCS]
Batard Tronique - Mustache Golden Chain [NKS International]
J-Louis - Character [Soulection]
J-Louis - Butterflies [Soulection]
Virtus - Outra Vez, Primeira Vez [Edição de Autor]
Dr. Remix - Droid At The Control [LibreCommeLair]
dB - Do Your Sound [Edição de Autor]
DubRaJah - Ungu-Jah [Angel Dust Records]

Agenda cultural livre (programa 4.39)


Lisboa

Até 20 de Maio (2ª feira, excepto primeira sessão, ao sábado), 18:00 - 19:00
Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém (Praça do Império)

Ciclo Clássicos da Poesia Brasileira do séc. XX

«Garrett incitou os poetas do Brasil a libertarem-se dos modelos europeus. E a verdade é que a partir do Parnaso Brasileiro (1829-1932) de Januário da Cunha Barbosa, por sinal inspirado pelo Parnaso Lusitano (1826), começou a ser mais notório o abrasileiramento poético que o modernismo tão explicitamente reclamaria. [...] uma poesia que só por limitações da comunicação ou por estupidez nacionalista não é lida e estudada em Portugal como devia ser. [...] Mais próximos ou mais afastados da tradição poética da língua portuguesa, escrita e oral, mais voltados para a terra e para a gente do Brasil ou para o homem universal, poetas como Bandeira, Drummond, Cecília, João Cabral, etc., dão boa conta do que pode a língua de Camões e de Pessoa, e, na diversidade e complexidade da sua arte verbal, ajudam-nos a enfrentar a diversidade e a complexidade da vida e do mundo.»
  • 9 de Março: Manuel Bandeira
  • 18 de Março: Cecília Meireles
  • 25 de Março: Carlos Drummond de Andrade
  • 8 de Abril: João Cabral de Melo Neto
  • 15 de Abril: Augusto Campos
  • 6 de Maio: Alexei Bueno
  • 13 de Maio: José Costa Leite
  • 20 de Maio: Caetano Veloso
O ciclo tem a orientação do Prof. Arnaldo Saraiva.
A inscrição é feita enviando a ficha de inscrição para o endereço de email inscricoes.ciclos.humanidades@ccb.pt.
A inscrição no ciclo é para a totalidade das sessões.




Braga

Até 24 de Março (3ª a domingo), 11:00 - 19:00 (3ª a 6ª feira) e 14:30 - 18:00 (sábado e domingo)
Museu da Imagem (Campo Hortas, 35)

Exposição de fotografia "In the city of Ho Chi Minh", de Joana Castelo

Joana Castelo nasceu em 1982 em Aveiro. Vive e trabalha no Porto, onde frequentou o Curso de Tecnologias da Comunicação Audiovisual no IPP e concluiu o Mestrado em Fotografia Cinema Documental em 2010 na ESMAE. Tem desenvolvido vários projectos de fotografia documental, nomeadamente sobre o Vietname. Conta com exposições no Museu da Imagem em Braga, KGaleria em Lisboa e Associação Cultural Maus-Hábitos no Porto. É fotógrafa freelancer, colaboradora na editora Lovers and Lollypops e assistente do grupo de fotografia ARCHIVO.




Coimbra

Até 5 de Abril (todos os dias), 17:00 - 19:00
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra

Exposição "Nas Nuvens"

Nuvens enquanto informalidade, mas ao mesmo tempo lugar de projecção de todas as formas (como quem reconhece nas nuvens formas de animais, objetos, pessoas). Nuvens enquanto imagem de imponderabilidade, nuvens que se desfazem, castelos nas nuvens...
Para os alunos de desenho II, as nuvens serão ponto de partida para a imaginação arquitetónica.
Exposição de alunos do Darq, da disciplina de Desenho II e da disciplina de estudos de composição, coordenada pelos docentes António Olaio e Pedro Pousada.




Ferrol

Até 3 Abril (todos os dias)
Ateneo Ferrolán (Rúa Madalena, 202-204)

Exposição "Xeque-Mate", de Beatriz Barcia

Minha coleção de acrílicos sobre tela, intitulada "xeque-mate", surgiu como uma necessidade de justiça pictórica, voltada para temas sociais, utilizando as figuras de xadrez de modo antropomórfico e jogando, ironicamente, com o "xeque-mate" da vida...
Eu acho que todo mundo, mas especialmente os artistas, temos um compromisso com a nossa sociedade, temos que denunciar as injustiças sociais: o abuso de poder, a violência de gênero, a submissão das mulheres nesta e noutras sociedades, a corrupção política, a crise europeia, os paraísos fiscais, os despejos, as conseqüências das guerras, etc, etc...
Houve um tempo em que se fazia "canção protesto", pois eu, nestes tempos que correm... reivindico a "pintura protesto" como uma forma de manifestação ético-estética.
Além disso, esta colecção pretende ser uma homenagem aos "clássicos" que pintaram e denunciaram questões socais como Velázquez, Goya, Theodore Géricault, Picasso... Espero que esta amostra não vos deixe indiferentes.
- Beatriz Barcia




Porto

Até 18 de Maio (4ª a sábado), 17:00 - 20:00 (4ª a 6ª) e 16:00 - 20:00 (sábado)
Kubikgallery (Rua da Restauração, 2)

Exposição "Sector III", de Luís Nobre

A partir de uma aproximação à classificação de um espaço, área ou sector. Esta exposição delimita um território onde metodologias e processos de representação ligados à arqueologia desenvolvem linhas de contacto onde o desenho se apresenta como registo e/ou elemento a registar integrante de uma narrativa ou documento.
Utilizando noções estratigráficas onde a relação entre camadas dentro de um contexto específico, dá-nos uma possibilidade de construir um momento onde se define uma lógica única. O rigor quase científico de alguns desenhos é rapidamente desmontado por outros onde, um aparente e confortável ambiente confere à instalação um carácter expositivo que pensa os dispositivos de apresentação como parte integrante da peça e não como acessório museográfico.
A variedade de suportes onde o desenho pode actuar assume um papel, não só pela sua capacidade visual mas também pela oportunidade de articular novos significados. A distorção e o rigor confundem-se em planos que o desenho cruza como fio condutor, baralhando e tornado a dar.

Programa 4.38

Os imprevistos voltaram a atacar-nos! Mas, mesmo não tendo conseguido ir ao estúdio, não podíamos deixar de fazer emissão. Assim, num formato ligeiramente diferente, de selecção musical e sem voz, o Marca Branca desta semana tem um "mood" descontraído com momentos em que o andamento acelera.

J-Louis - 320 am (with Nikko Gray) [Soulection]
Augustus Bro & Gallery Six - Led By The Dress Colored In Red [elementperspective]
A Veil Of Water - Vanishing Stars [Hidden Vibes]
Echoculture - Fall Of The Leaf [Picpack]
JGekko - Frozen Sky [eden.deeply]
N-qia - Verb [elementperspective]
Batard Tronique - Let Us Making A Bloody Drive By (feat. Korpse) [NKS International]
Illusion Of Presence - Hypnopaedia [Faturenet Recordings]
Rotten Lilly - The Offart [Unpicked]
D.Tek - Indian Ocean [Deep-X Recordings]
kr4y – Turbo Encabulator [Internet Recordings]
Hoob - Pug On Extacy (Radio Version) [Internet Recordings]