Agenda cultural livre (programa 4.29)


Lisboa

Até 19 de Janeiro (3ª a sábado), 14:00 - 19:00
Vera Cortês Art Agency (Av. 24 de Julho, 54, 1º e)

Exposição "The American Sunset"

A exposição da autoria de Rui Calçada Bastos é constituída por trabalhos criados no âmbito da residência californiana do artista na Villa Aurora e nunca antes exibidos. O conjunto da obras está num universo visual muito influenciado pela tradição cinematográfica e remete para um profundo questionamento da actualidade.
No vídeo "If you’re going through hell, keep going", há um fluxo contínuo de carros que se ultrapassam num proximidade alienante ao mesmo tempo que escutamos citações e excertos de testemunhos de assassinos em série.
Num segundo vídeo só é possível entrever a passagem dos carros e dos clarões, tornando o ambiente mais denso e criando uma sensação de fechamento ao espectador.
A exposição inclui ainda um conjunto de fotografias que definem igualmente um território de estranha e paradoxal inquietação. E, no espaço da exposição, a funcionar como elemento disruptivo, está um banco envolto em arame farpado.




Braga

Até 15 de Janeiro (2ª a sábado), 9:00 - 19:30
Livraria Centésima Página (Casa do Rolão, Avenida Central, 118)

Exposição "Fluir"

As peças desta exposição, elaboradas usando a técnica de sutache, foram feitas seguindo o fluxo livre da intuição. Cada uma delas manifesta as diversas formas de criatividade, vitalidade e do acto de simplesmente fluir... Como o rio com a força das suas correntes, como energia, que circula dentro e à volta de nós, como o sopro do vento – o eterno fluxo, a eterna circulação...
Uma exposição da artista lituana Ugne Mikalauskaite-Boane.




Coimbra

Até 22 de Janeiro (todos os dias), 10:00 - 23h00 (até às 24:00 às 6ªs, sábados e vésperas de feriados)
Fnac Coimbra (Forum Coimbra)

Exposição "Mar - Ilustrações Com Sabor A Sal E Cheiro A Maresia"

No âmbito do seu 20º aniversário, o Museu do Mar criou uma exposição composta por ilustrações de André Letria para o livro "Mar", escrito por Ricardo Henriques e publicado pela Pato Lógico Edições.
"Se o nosso planeta tem mais mar do que terra, então porque é que não se chama planeta Mar? Provavelmente, já não vamos a tempo de mudar os dicionários e as aulas de geografia, mas fica aqui a nossa homenagem a essa grande piscina tão importante para os portugueses, povo de marinheiros e comedores de bacalhau. Vamos mergulhar de cabeça no imenso azul onde se cruzam peixes e piratas, exploradores e máquinas, que nos ensinam a dar valor a este universo tão precioso para as nossas vidas."




Ferrol

Permanente (3ª a domingo), 10:30 - 13:30
Centro Cultural y Social de Herrerías

Museu Naval

Exposição de barcos antigos, material de navegação, mapas, etc.




Porto

Até 10 de Fevereiro (3ª a domingo), 10:00 - 12:30 e 15:00 - 18:00 (3ª a 6ª), 15:00 - 19:00 (sábados, domingos e feriados)
Centro Português de Fotografia (Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, Campo Mártires da Pátria)

Exposição "Paris Polaroid", de Nuno Ferreira

A ideia subjacente a este projeto consistiu na captura de registos fotográficos da cidade de Paris enquanto observada de forma aparentemente despreocupada como por um turista casual, capturando momentos, locais, pormenores, que vão sendo recolhidos para visualização posterior. O facto de ter sido escolhido um suporte como o "Polaroid" prende-se com a necessidade de deixar patente a forma volátil da captura, em forma de instantâneo Polaroid. Neste projeto, a noção de instantâneo reveste-se de todo um outro significado se comparado com o do digital, em plena fase de afirmação aquando da sua realização (2003). A escolha deste suporte em aparente declínio surge também como uma recusa perante uma crescente forma de registo momentâneo, em que se fotografa sem se ver exatamente o quê, e cujo interesse em rever o que se fotografou desaparece tão rapidamente como o "clique" do disparo. A espera para ver este outro "instantâneo" torna o produto final alvo de um desejo acrescido, carregado de esperança numa imagem aprazível, que nos transporta uma e outra vez para o momento decisivo, o do disparo.

Programa 4.29

Uma edição em que a Rute Correia demonstrou os efeitos que poucas horas de sono têm no ser humano.

Fadamat - Maledetto Novembre [Vittek Records]
Andrea - Work The Middle [Bad Panda Records]
OCP - Filter [ZigurArtists]
Stray - O Demónio [Moster Jinx]
David Eats Rusty Nails - Earthquake In The Bowels Of The Whale [Picpack]
Virtus - Outra Vez Primeira Vez [Edição de autor]
Brandumize - Overturical [Starquake Records]
Algodão - Amanhã [Edição de autor]
Will Bangs - 6 [No-Source]
Will Bangs - 6 (Ford Madox Ford Remix) [No-Source]
The Fucked Up Beat - Apparatus Of Control [Picpack]

Agenda cultural livre (programa 4.28)


Lisboa

Até 31 de Março de 2013 (3ª a domingo), 10:00 - 18:00
MUDE - Museu do Design e da Moda (R. Augusta, 24)

Exposição "Com esta voz me visto"

A imagem da fadista envergando o seu tradicional xaile negro encontra-se cada vez mais longe da realidade actual do fado. Esta exposição centra-se no universo musical e literário do Fado, olhando-o pela perspectiva da Moda e do importante contributo desta última para a criação da imagem das novas fadistas.
O objectivo é destacar a diversidade de estilos das diferentes fadistas e cantoras de fado, colocando em evidência as peças e os criadores que vestem, de modo a salientar a imagem de modernidade ou de tradição renovada que evocam e personificam.
A exposição resulta de uma co-produção com o Museu do Fado e decorre em simultâneo nos dois museus, criando um novo circuito em Lisboa. Um dos focos está centrado na actualidade, recriando coordenados usados por de cantoras tão diversas como Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares, Mariza, Mafalda Arnauth, Kátia Guerreiro, Mísia; outro, procurará mostrar a evolução histórica evocando alguns vultos históricos, como o de Amália Rodrigues.
A exposição pretende afirmar-se como um espaço de grande força plástica, com iconografia variada, indumentária das várias fadistas e registos audiovisuais.




Braga

Até 31 de Dezembro (2ª a 6ª feira), 9:00 - 12:30 e 14:00 - 17:30
Biblioteca Pública de Braga (Largo do Paço)

Exposição "Cardeal Dom Henrique: 500 anos do nascimento (1512-2012)"

O 17º rei português (1578-80) foi arcebispo de Braga, Évora e Lisboa e cardeal-presbítero em Roma. Dentre as trinta obras expostas, as mais antigas são "Constituições do arcebispado de Braga" e "Manual do rito Bracarênse", ambas de 1538.
A Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, apresenta a exposição bibliográfica "Cardeal Dom Henrique: 500 anos do seu nascimento (1512-2012)". A mostra aborda a vida e obra do Cardeal-Rei, como as ligações eclesiásticas, a correspondência, as memórias e os escritos extraídos de vários arquivos. A exibição está aberta ao público no átrio desta Biblioteca até 31 de Dezembro.
Dentre as trinta obras expostas, datadas dos séculos XVI a XX, estão livros ligados às Arquidioceses de Braga e Évora, à Biblioteca Nacional, às universidades de Coimbra e Porto, ao Instituto Grafológico Português, à Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, bem como várias enciclopédias e boletins do Município de Braga. Os títulos mais antigos são "Constituições do arcebispado de Braga" e "Manual do rito Bracarênse", ambos de 1538.




Coimbra

Até 14 de Janeiro (3ª a domingo), 10:00 - 13h00 e 14:00 - 18h00
Museu da Água de Coimbra (Parque Dr. Manuel Braga)

Exposição "Dei por mim, a brincar..."

Com formação em desenho, pintura e gravura no Ar.Co, Teresa G. Lobo apresenta nesta exposição 60 desenhos de pequeno formato. Uma gravura traçada a negro forte que lembra um ninho, influência dos anos de infância da autora na ilha da Madeira onde os pássaros irrequietos tanto a encantavam. Outros desenhos de múltiplos traços paralelos são recortados abruptamente para darem lugar a outras figuras esotéricas.
Esta exposição é promovida pelas empresas Águas de Coimbra e Águas do Mondego como uma nova forma de abordar a responsabilidade social com 15 por cento das vendas dos trabalhos a reverterem para a instituição "Ninho dos Pequenitos" criada há 80 anos, cuidando de 15 crianças, até aos seis anos de idade, sendo a maioria ainda bebés.
O Museu fecha nos dias de Natal e Ano Novo.




Ferrol

Permanente (todos os dias), 10:00 - 17:30 (horário de Inverno)
Castelo de San Felipe

Visitas ao Castelo de San Felipe

As visitas são gratuitas à 4ª feira.




30 de Dezembro (domingo), 19:00
Centro cívico Caranza (Avda. Castelao)

Teatro "El perro del hortelano"

Uma comédia de Lope de Vega publicada em 1618 que fala dos turbulentos amores entre Diana, condessa de Belflor, e Teodoro, um jovem sedutor de condição social mais desfavorecida.




Porto

Até 27 de Dezembro (2ª a sábado), 10:00 - 13:00 e 14:30 - 19:00
Galeria Geraldes da Silva (Rua St.º Ildefonso nº225/229)

Conjunto de exposições "Cores no Feminino"

A Galeria Geraldes da Silva tem, até ao próximo dia 27, três exposições simultâneas de pintura: "Caminhamos no efémero", de Margarida Marinho; "Complexidades", de Humberta Coelho; e "Pequenas memórias", de Fátima Carvalho.

Programa 4.28

No Reino Unido estão a levar a expressão "comunitário" a novas áreas: a mais recente tendência é os ginásios auto-sustentados, equipamentos instalados em espaços públicos onde as pessoas produzem energia para os seus bairros enquanto queimam as gorduras extra.
Mas se a época festiva vos leva a ficar por casa, podem sempre aproveitar o oásis de mais de 300 jogos de computador gratuitos que a RGC Classic Games disponibiliza.
Seja como for, cá está o alinhamento da nossa penúltima emissão de 2012.

Galavis - All Your Loving [Discos Konfort]
aris_h - Ion Spirals [VKRS]
Taseh - Honk Kong [Monster Jinx]
Elypixa - Strange UFO [Breathe Compilations]
eM - Marshall [Deep-X Recordings]
Jan Grünfeld - Climbed Tree (with Cat) [Headphonica]
N-qia - shake [elementperspective]
Logical Disorder - What You Want? [Nulogic Netlabel]
Painburn - Around The Hell [Sirona-Records]
David Eats Rusty Nails - Earthquake In The Bowels Of The Whale [Picpack]

Agenda cultural livre (programa 4.27)


Lisboa

13 de Dezembro (5ª feira), 18:00
Auditório da CPLP (Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), 21)


Filme "Invisíveis"
Na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro), a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) apresentam "Invisíveis".
"Invisíveis" é um conjunto de cinco curtas-metragens da iniciativa da ONG espanhola Médicos Sin Fronteras, produzidas por Javier Bardem, que representam conflitos esquecidos tanto pelos media como pelos políticos. Nesta sessão são apresentadas três dessas histórias como ponto de partida para um debate sobre os direitos humanos:
  • "Crimes Invisíveis", de Win Wenders, sobre a realidade de mulheres que sofrem violência sexual em zonas de confronto armado na República Democrática do Congo;
  • "Boa Noite, Ouma", de Fernando León de Aranoa, aborda a situação das crianças no Uganda que fogem de uma vida como soldados no Lord’s Resistance Army;
  • "Sonho de Bianca", de Mariana Barroso, retrata a falta de interesse das grandes farmacêuticas pela investigação e desenvolvimento de tratamentos para doenças esquecidas, como a Doença do Sono.
A projecção será seguida de um debate que contará com a participação de Maria Palha, representante dos Médicos Sin Fronteras em Portugal, Pedro Krupenski, presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, e um representante da CPLP. Será moderado por Júlia Galvão Alhinho, responsável pela comunicação para Portugal do UNRIC.
A entrada é livre mas é necessária inscrição enviando um e-mail com o nome do interessado e do filme para info@plataformaongd.pt.


Braga

Até 31 de Dezembro (2ª a sábado), 9:00 - 19:30
Livraria Centésima Página (Casa do Rolão, Avenida Central, 118)

Exposição "Amuse Bouche", de Marta Burnay
Nas suas esculturas, realizadas com resina poliéster e / ou madeira, está presente o desenho, a fotografia, a pintura, a palavra, objectos do quotidiano, que, suspensas nas paredes, constituem a memória ou tão só objectos estéticos, vivência do passado e do presente, memórias e trocadilhos.
Cada parede da Livraria mostrará recriações diferentes deste aglomerado de (já) memórias.


Até 3 de Janeiro de 2013 (3ª a sábado), 10:00 - 12:00 e 14:00 - 18:30 (só de tarde ao sábado)
Museu Nogueira da Silva (Avenida Central, 45)

Pintomeira - Trabalhos sobre papel (1975-2011)
Pintomeira nasce em Deocriste, Viana do Castelo - Portugal, em 1946. Desde 1966 e até à actualidade Pintomeira tem no seu currículo uma quantidade enorme de exposições individuais, em Portugal e no estrangeiro. Entre 1971 e 2010 participou em várias exposições colectivas, bienais e feiras de arte, tanto em terras lusas como noutros estados europeus. Está representado em várias colecções institucionais, colecções públicas e privadas em diversos estados da UE, na USA e Israel.


Coimbra

17 de Dezembro (2ª feira), 21:30 e 22:30
Casa-Museu Miguel Torga (Praceta Fernando Pessoa, 3)

"Natais de Torga"

Um visitante percorre os diferentes espaços da Casa de Miguel Torga em Coimbra; reconhece nos seus recantos e objetos as marcas do autor. Em cada divisão, assiste a fragmentos dos Natais vividos por Torga ao longo da sua vida, através das vozes dos seus leitores e personagens. A casa é um lugar onde se escrevem outros lugares e o tempo deles, lugares e tempos de que nunca se partiu e a que não é possível regressar. O ritual da escrita de Natal de Miguel Torga repete os gestos inaugurais do nascimento e da morte como uma liturgia ou um pesadelo.
  • Sala de visitas: "Regressar sem partir" (leituras de José Manuel Carvalho e Cristina Janicas);
  • Quarto de dormir: "Cama de nascer, cama de morrer" (leituras de Vitor Carvalho, Margarida Caramona e Mariana Alves);
  • Escritório "O fogo e as cinzas" (leituras de Francisco Paz e Maria José Almeida);
  • Sala de jantar "Deus à mesa" (leituras de Fernando Taborda, Maria Manuel Almeida e Beatriz Janicas).
A entrada é livre mas a lotação é limitada. Reservas através do telefone 239702630 (Casa Municipal da Cultura).


Ferrol

19 a 21 de Dezembro (4ª a 6ª feira), 19:30
Centro Torrente Ballester (Rúa Concepción Arenal)

XII Jornadas de Mostra de Curtas-Metragens

As Jornadas de Mostra de Curtas-Metragens começaram em 2001 e têm sido alvo de grande interesse por parte do público em geral. Ao longo destes 11 anos, a programação tem dado destaque a curtas galegas e em língua galega mas também espaço para conhecer autores internacionais.
O objectivo é dar a conhecer a um público mais amplo a qualidade e variedade das curtas-metragens, uma parte do audiovisual com grande valor que muitas vezes não encontra visibilidade.


Porto

Até 23 de Dezembro, 11:00 - 20:00
Praça dos Poveiros

Feira Gastronómica do Porto
Esta iniciativa pretende dar a conhecer os aromas e sabores que marcam a cultura gastronómica portuguesa. Um autêntico roteiro gourmet com diversas iguarias: queijos, enchidos, vinhos, licores, compotas, chocolates e doçaria conventual. Animação musical, todos os dias às 15:00.


Até 7 de Janeiro de 2013, 14:00 - 21:00 (até às 23:00 às 6ªs, sábados e vésperas de feriados)
Praça da Batalha

Pista de gelo
Uma pista de gelo, ao ar livre, com uma área de 28x12m, que permitirá uma experiência única na cidade, e que promete divertir os mais variados públicos, numa das emblemáticas Praças da cidade. O funcionamento poderá ser suspenso por razões de segurança, sempre que as condições meteorológicas assim o determinem.

Programa 4.27

Numa emissão em que celebrámos os 10 anos da Creative Commons, recebemos Teresa Nobre (coordenadora jurídica da CC Portugal) para uma conversa sobre o mundo de "alguns direitos reservados" e umas escolhas musicais saídas da compilação #CC-10 Europe Mixtape.

Visciera - Written In Red [Headphonica]
Ghryzly Atoms - Hit Me [Sirona Records / DucTapes Smile]
Morsa - Belly Button [Zigur Artists]
Dot - IMF [ReadWriteMusic]
Galavis - All Your Loving [Discos Konfort]

Agenda cultural livre (programa 4.26)


Lisboa

6 de Dezembro (5ª feira), 22:00
Laboratório Galeria (R. da Graça, 168)


Filme "Murder!", de Alfred Hitchcock

Diana Baring, uma actriz de um grupo de teatro itinerante, é encontrada junto ao corpo de uma colega assassinada e não tem qualquer memória do que aconteceu. Sabia-se que as duas mulheres eram inimigas e, por isso, a polícia detém Diana. No julgamento, o júri decide que ou ela é culpada ou sofre de esquizofrenia pelo que deve ficar presa para que não volte a atacar. Mas um dos júris, Sir John Menier, um conhecido actor e encenador, não fica convencido e decide investigar o caso.


Coimbra

13 de Dezembro (5ª feira)
Casa das Caldeiras

Sessões do Carvão: ciclo de cinema "Shakespeare no cinema"

  • 18:30 - "A Badaladas da Meia-Noite" (1965), de Orson Welles
  • 21:30 - "Henrique V" (1944), de Laurence Olivier


Até 22 de Dezembro (3.ª a domingo), 16:00 - 24:00 (3ª a sábado), 16:00 - 20:00 (domingo)
Sala Arte à Parte (R. Fernandes Tomás, 29)

Instalação "Amor / Sorte - Aguarde A Sua Vez"
Instalação de materiais reciclados da autoria da Latita Catita, apoiado pela Associação Arte à Parte e patente ao público na Sala Arte à Parte.
A Associação Arte à Parte e a Latita Catita apoiam a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, doando a esta Associação 50% das vendas dos objectos que compõem esta instalação.



Braga

Até 9 de Dezembro (2ª a domingo), 10:00 - 20:30 (domingo)
Parque de Exposições de Braga (Av. Doutor Francisco Pires Gonçalves)

Feira do Livro de Braga
Para este ano, a organização da Feira do Livro de Braga pretende relançar a feira a nível nacional e dar os passos para que esta retome o lugar cimeiro que ocupou. Pretende-se ainda, renovar e reestruturar a feira com nova imagem, e introduzir novidades e novos temas relacionados com a literatura, a escrita e o livro. A mudança de datas permitiu que a Feira do Livro de Braga deixasse de coincidir com a feira de Lisboa. Esta situação limitava a afirmação da Feira do Livro de Braga quer ao nível dos expositores quer na presença dos principais autores portugueses.
A organização espera uma maior colaboração dos agentes locais e nacionais, pois, segundo Miguel Corais, só com a cooperação de todo o universo cultural se consegue afirmar um certame do género: "Não chega a vontade da organização no sucesso deste evento, há mais partes que deverão ter interesse neste objetivo e, como tal, todos devemos conjugar esforços nesse sentido. Da nossa parte, estamos empenhados e abertos a cooperar. A Feira do Livro de Braga é a oportunidade para a cidade e a região se afirmar ao nível cultural com um grande evento."



Ferrol

10 de Dezembro (2ª feira), 19:00
Galeria Sagardelos (Rúa Rubalcava)

Apresentação do Banco de Tempo de Ferrolterra

Acompanhar o médico, aprender uma receita de cozinha, regar as plantas ou ajudar a mudarum móvel são algumas das necessidades da vida diária que podem ser resolvidas através da troca de serviços ou actividades, sem dinheiro, no novo Banco de Tempo. O procedimento é simples e gratuito. Uma vez regstado no site do Banco de Tempo, o utilizador pode consultar as ofertas e pedidos dos outros membros e contactar com eles, assim como especificar os serviços que pode prestar e os que espera receber. Cada vez que um utilizador presta um serviço, ganha horas que se acumulam na sua "conta". Depois, estas horas podem ser trocadas por outros serviços quando o utilizador necessitar. Não se usa dinheiro, só se troca tempo.



Até 18 de Dezembro (às 3ªs feiras), 19:30
Centro Torrente Ballester (Rúa Concepción Arenal)

Ciclo de cinema "Política e Sociedade"

Um ciclo de cinema dinamizado pelo Ateneu Ferrolán.
  • 11 de Dezembro: "Good Night, And Good Luck" (2005), de George Clooney




Porto

14 e 15 de Dezembro (6ª e sábado)

Mesas-Redondas "Falemos de Casas"
Falemos de casas como quem fala da sua alma. Conduzidos pela mão de Herberto Helder chegámos ao título deste programa de homenagem em três atos a Maria Velho da Costa, que colocamos em movimento alguns dias depois de Nuno Carinhas e Luísa Costa Gomes levantarem Casas Pardas no palco do Teatro Nacional São João. Não vamos colar adjetivos a Maria Velho da Costa. Digamos apenas, para início de conversa, que é uma escritora para quem a literatura é a mais labiríntica das casas do mundo.

14 de Dezembro (6ª feira), 10:30 - 12:45 e 14:30 - 16:30
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Via Panorâmica) 
Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, um conjunto de convidados de áreas tão diversas como a literatura, a política, a religião, o cinema, ou as artes plásticas, discutirá as múltiplas linguagens de Maria Velho da Costa, empreendendo desvios e bifurcações pela linguagem dos afetos. Nem louvor, nem simplificação: em Falemos de casas homenageamos a autora lendo e conversando-lhe a obra.

15 de Dezembro (sábado), 16:00
Salão Nobre do Teatro Nacional São João (Praça da Batalha)
No Teatro Nacional São João, discutimos a adaptação de romances para a cena, cruzando as experiências de Casas Pardas e Exactamente Antunes, peça que Jacinto Lucas Pires escreveu sob a influência de Nome de Guerra de Almada Negreiros. E submetemos Casas Pardas, o espetáculo, à análise e debate.

Programa 4.26

Com a Rute Correia retida devido a doses extra de trabalho, o João Bacalhau manobrou este "barco do netaudio" durante uma hora em directo.

ArnAck - Goodbye Station [Breathe Compilations]
SundB - Distorted Grouve [edição de autor]
Nye - Ruins [Yo! Netlabel]
Electric Mirrors - By Yourself [No-Source]
Adria Pearl - Kollektiv [Gleichtakt Records]
Metastaz - Vampire (feat. Miss Mey) [edição de autor]
Digi G'Alessio - Clown [Sostanze Records]
Digi G'Alessio - Jongleur [Sostanze Records]
Melodiesinfonie - ithinkfrvr [Soulection]
AMERICAN GREEN - My Internal Light, Your Internal Universe (feat. Masato Abe) [elementperspective]
Kali - Stuck [Phonocake]