Agenda cultural livre (programa 4.21)


Lisboa

1 a 4 de Novembro (5ª a domingo)
Culturgest


Celebração
CELEBRAÇÃO é uma festa de dança e performance, desenhada por artistas que residem, circulam, se encontram e trabalham em Lisboa.
CELEBRAÇÃO propõe, durante um fim-de-semana, espetáculos, conversas e uma festa que ocupa o teatro e cria uma janela experimental para modos de pensar e agir em conjunto.
CELEBRAÇÃO é um programa produzido por artistas que se interessam em criar espaços de convergência onde o encontro e a ação criem princípios de comunidade e relações artísticas mais próximas e profundas.
Os eventos gratuitos do programa são sempre no átrio do pequeno auditório.
  • 1 de Novembro, 19:30 - Abertura Os artistas da CELEBRAÇÃO & Convidados inventarão em colaboração a escrita, a coreografia e a mise en scène da abertura coletiva desta grande festa.
  • 2 de Novembro, 23:00 - Cabaret Curto & Grosso, que convida artistas a intervir com números performativos (com duração máxima de 5 minutos), que urjam o que a cada um importa e que sejam de fácil montagem e desmontagem.
  • 3 de Novembro,18:00 - Picnic Conversa Afiada A ideia para a conversa é criar um momento de reflexão sobre como continuar a ser artista em Portugal e no Mundo.
  • 4 de Novembro, 15:30 - Jogo das Perguntas 
  • 4 de Novembro, 20:00 - Conversa balanço e Auto Publicação


Coimbra

8 de Novembro (5ª feira), 19:00
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Sessão cinematográfica e debate "Soja: em nome do progresso"

A Amazónia contem a maior biodiversidade do planeta e desempenha um papel fundamental na manutenção do ciclo das chuvas e do equilíbrio climático. O documentário mostra os impactos sócio-ambientais que a expansão da fronteira da soja está a causar na região de Santarém, no Estado do Pará, no Brasil.



Até 30 de Novembro (2ª a 6ª feira), 10:00 - 12:30 e 14:00 - 17:30
Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo (Rua Dr. Manuel Rodrigues, 5)

Exposição de pintura "Encontro"

Esta exposição reúne 30 fotografias a sépia, previamente emolduradas. Pontos de Encontro reflete a procura de pontos de vista, pontos de partida, pontos de chegada, pontos de convergência, enfim pontos com motivo de ser e de se prolongar quer na realidade, quer no nosso imaginário. Todas as fotografias, tendo o seu espaço próprio, muitas vezes convergem para o mesmo ponto... Esse é o ponto de encontro de imagéticas, sentimentos e sensibilidades, bem como de pessoas. Esta exposição demonstra o meu olhar sobre os mesmos... dando abertura para que destes possam surgir novos... A primeira fotografia que está na origem da temática data de 1999 e a partir daí se desenvolveu todo o trabalho, seguindo um fio condutor que dá unidade à exposição, em que foi adoptado um ponto de vista que procura libertar o maior número de leituras possíveis da parte de quem observa, ou seja, deixado uma grande margem para a imaginação de quem vê.



Braga

Até 9 de Novembro (3ª a sábado), 10:00 - 13:30 e 15:00-19:30
Space Feng Shui (Rua Dr. Carlos Loyd Braga, 22)

Exposição de pintura "Suspiros Suspensos"

Da autoria de Teresa Vilar, artista plástica bracarense que domina várias técnicas de pintura e ilustração. "Suspiros Suspensos" apresenta telas de traços serenos e cores vibrantes em trabalhos ondulantes e quedão uma sensação de fluidez.



Ferrol

5 de Novembro, 12:30
Casa da Cultura de San Sadurniño

Teatro "Smoke City"

Smoke City é o paraíso do fumo, sobretudo do fumo dos cigarros. As máfias do tabaco dominam a cidade, dirigidas pelo pérfido Silvio Nicotini. Jon Calquera é um cidadão comum que, como muitos outros, se torna uma vítima dos sinistros planos de Silvio Nicotini. Bob Cleaner é o detective que vai salvar Jon Calquera e acabar para sempre com as máfias do tabaco.
Smoke City é uma história de acção, uma aventura urbana de gangsters e polícias, uma banda desenhada teatro negra. Negra como o ar de Smoke City, negra como os planos de Silvio Nicotini, e negra como os pulmões das suas pobres vítimas.



Até 28 de Novembro (às 4ªs feiras), 20:30
Cine Dúplex

Ciclo de cinema "Woody Allen"

Até ao final de Novembro, o Cine Dúplex de Ferrol exibe um filme de Woody Allen todas das 4ªs feiras.
  • 7 de Novembro: "Manhattan" (1979)

Programa 4.21

De bibliotecas online como Project Gutenberg ou o The Digital Comic Museum, à descoberta gratuita da cidade de Braga, a cultura livre voltou a fazer-se sentir no Marca Branca. Entre hip-hop, bass music e outros géneros não tão fáceis de catalogar, também tivemos tempo para falar na liberalização do mercado de sistemas informáticos do Estado. Na possível adopção de software open source, não só seriam poupados cerca de 100 milhões de euros, como poderiam ser criados mais de trezentos postos de trabalho.

A Minha Embala (Aline Frazão e César Herranz) - Assinatura de Sal [Jamendo]
LASERS - Paris [MiMi Records]
XXYYXX - Witching Hour [Edição de Autor]
Cocolixe - Giving Myself To You [No-Source]
The Blackman - Get Up [The Beehive Recording Company]
Dave Kent - Roots And Shoots [Toucan Music]
Ashley DuBose - I Want A Love [Edição de Autor]
Master Dogg feat. D.S. - Kdo Je Tu [Nowaytwowayout]
Insightful - Fever [Soulection]
Wet Paint - Ender [Bad Panda Records]

Marca Branca estreia na RUM

Na sua conquista do espectro electromagnético, o Marca Branca passou recentemente a integrar a grelha da Rádio Universitária do Minho. Assim, todos os Domingos, pelas 10 da manhã, damos os bons dias a Braga e às zonas envolventes em 97.5 FM. A emissão da RUM também pode ser ouvida online no site oficial da estação.


Agenda cultural livre (programa 4.20)


Lisboa

Até 31 de Outubro (3ª a domingo)*, 10:00 - 13:00 e 14:00 - 18:00
Museu da Cidade (Campo Grande, 245)


CAMERA OBSCURA - Lisboa, Menina e Moça
Decorrente da técnica fotográfica com o mesmo nome, CAMERA OBSCURA é um projecto desenvolvido por Lisa Moura de 22 anos, licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
Através de convites lançados nas redes sociais para visitar casas de pessoas com uma vista sobre Lisboa e da realização do processo de camera obscura (encerramento de quartos de todas as fontes de luz, deixando apenas um furo através do qual se projecta por meio da luz todo o exterior nas paredes, tecto, chão do quarto) em suas casas, este projecto culmina agora na exposição de cerca de 25 fotografias resultantes das 22 experiências realizadas em Lisboa.
Apropriando-se do título de uma música que pertence e compõe o imaginário lisboeta, CAMERA OBSCURA – Lisboa, Menina e Moça coloca um enfoque na cidade enquanto protagonista fotográfica, mas igualmente nas pessoas (por meio do espaço íntimo e privado de suas casas) que nela vivem ou que dela fazem parte.
Assim, será possível contar com vistas como a do Chiado, Lapa, Estefânia, Ajuda, Costa do Castelo, Marquês de Pombal, Parque das Nações, Campo Grande, Picoas, Bica, S. Bento, Bairro de Palma, Anjos, Avenidas Novas, Rato, Santos, Portas do Sol e Alfama.
*Entrada gratuita ao domingo entre as 10:00 e as 13:00.



Coimbra

Até 31 de Outubro (2ª a 6ª feira), 10:00 - 12:00 e 14:00 - 17:30
Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo (Rua Dr. Manuel Rodrigues, 5)

Exposição de desenho e cerâmica de Alberto Péssimo

Formado em artes plásticas pela ESBAP, Alberto Péssimo move-se com liberdade em todas as áreas das artes: do desenho à pintura, da escultura à criação de bonecos, da gravura à serigrafia. É pintor e docente, ilustrador de livros, cenógrafo, e um grande poeta. Aparentemente executados com espontaneidade, os seus desenhos revelam um grande cuidado na concepção e execução: narram situações, levantam questões, suscitam inquietações.



Braga

Até 31 de Outubro (2ª a sábado), 9:30 - 12:30 e 14:00-18:00 (2ª e sábado), 9:00 - 20:00 (3ª a sábado)
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Rua de S. Paulo, 1)

Exposição de fotografia Mó, por Jorge Miguel Gonçalves

Mó é uma aldeia com 13 habitantes, na região centro de Portugal. Uma das áreas mais desertificadas do país. Estes poucos habitantes que ainda restam são agora como um ultimo vislumbre de tradições e hábitos da vida rural em harmonia com a natureza. Os mais novos foram para as grandes cidades em busca de melhores condições de vida, deixando estas aldeias numa morte lenta. A idade média da população ronda os setenta anos. É esperado que dentro de quinze ou vinte anos muitos destes lugares estejam abandonados.



Até 31 de Outubro (2ª a sábado), 9.00 - 19.30
Livraria Centésima Página (Casa do Rolão, Avenida Central, 118)

Travel Posters

Rui Ricardo é um conceituado ilustrador e criador de BD português. A partir do Porto, sua cidade natal, já publicou diversos livros de BD, criou cenários para televisão, video clips e anúncios comerciais. Nos últimos anos tem-se dedicado à ilustração editorial, colaborando com diversos jornais e revistas pelo mundo fora: FHM, The Times, The Telegraph, The Mail on Sunday, GQ e realizou ainda trabalhos para entidades tão diversas como a Unicef, Oxford University Press, Pearson, Usborne, Vodafone, FNAC e Samsung, entre muitas outras.
Quando não está na sua secretária a desenhar, Rui Ricardo faz as malas e viaja. E assim nasce esta exposição. "Travel Posters" é a memória de várias viagens, a vários cantos do mundo, da Indonésia à Holanda, de Marrocos à Lua (onde o artista afirma passar a maior parte do seu tempo). Para a esta exposição, Rui Ricardo aceitou o desafio e fez 4 posters da cidade de Braga.



Ferrol

29 de Outubro, 19:30 - 21:00
Biblioteca Municipal (Praza de España)

Leitura de poemas

Em destaque, nesta sessão, está Chus Pato. A escritora e activista galega tem alguns dos seus trabalhos traduzidos de galego para inglês.



Até 28 de Novembro (às 4ªs feiras), 20:30
Cine Dúplex

Ciclo de cinema "Woody Allen"

Até ao final de Novembro, o Cine Dúplex de Ferrol exibe um filme de Woody Allen todas das 4ªs feiras.
  • 31 de Novembro: "You Will Meet A Tall Dark Stranger" (2010)

Programa 4.20

Na semana em que o Marca Branca começa a passar também na Rádio Universitária do Minho, tentámos salvar o planeta. Falámos em planos insulares para instalar "livrões" e ficámos a saber que os mexicanos querem salpicar todo o planeta com arte a partir do espaço.
Na nossa agenda, apontámos eventos culturais em Lisboa, Coimbra, Braga e Ferrol. São, como sempre, sugestões em que não precisarão de gastar sequer um cêntimo.
O cocktail ficou completo com esta escolha musical:

Spaced Out - Lost in Cygnus X [FACA MONSTRO]
Dirty Bitch - Swagger & Dance [NoEcho Records]
C-Doc - Drumm Machine (RhythmBoxx Beats) [blocSonic]
Marc Atmost - Afterwards [Energostatic Records]
Throes + The Shine - Batida [Lovers & Lollypops]
Redmann - Plastic Explosive (Aerologic remix) [Toucan Music]
The Sea Life - Uh Oh No [Edição de autor]
Soap. - El Piloto Autentico [Krep Productions]
Barrio Lindo - Mali [Bad Panda Records]

Programa 4.19

Na edição que marca a estreia do programa na RUC, metade da sessão construiu-se à volta de música portuguesa, mas não só. Além de recuperarmos registos internacionais que por aqui passaram noutros tempos, também trouxemos música nova. Pelo caminho, falámos do wi-fi carioca e das disputas judiciais entre a Apple e a Google. 

Dengaz - Ela Só Quer [Edição de Autor]
Subterrestrial - Big Girls [Subterrestrial]
J-K - Perspectivas [Monster Jinx]
Soulslept - Original Individual [Edição de Autor]
DIE VON BRAU - Bamboo [Edição de Autor]
DISCOFORGIA feat. Smitech Wesson - La Haine! [Starquake Records]
Alex D'Alva Teixeira - Falso Resplandecer [Edição de Autor]
Multi-Panel - Try Me [No-Source]
Władysław Komendarek - Walc op. 69 nr 2 (Fryderyk Chopin) [NoEcho Records]
Spaced Out - Lost in Cygnus X [FACA MONSTRO]

Agenda cultural livre (programa 4.19)


Lisboa

Até 4 de Novembro (3ª a domingo), 10:00 - 18:00
MUDE - Museu do Design e da Moda (R. Augusta)


Mostra Nacional Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga:
Espaço e Design Cénico – PQ´11: Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro
Pensada como uma instalação, esta mostra organiza-se em quatro secções (memória, lugares, acção e transposição) para oferecer um retrato dos projectos cenográficos realizados no Brasil durante os últimos anos. Reúne cerca de 25 produções de cenógrafos e figurinistas expostos em diferentes suportes - instalações, vídeos, croquis, objetos e fotografias -  realizados para produções cénicas, performances televisivas e ainda instalações artísticas.
Esta exposição integrou a Representação Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga (2011), tendo sido distinguida com o importante prémio da Triga de Ouro que distingue a melhor representação nacional.



Até 6 de Janeiro de 2013 (todos os dias), 10:00 - 19:00
Museu Colecção Berardo (Centro Cultural de Belém)


Exposição "Hélio Oiticica – museu é o mundo"

A obra de Hélio Oiticica (1937 – 1980), que tem vindo a ser descoberta fora do Brasil, configura um dos momentos mais significativos do século XX. A exposição “Hélio Oiticica - museu é o mundo” constitui a mais ampla retrospetiva do artista com 117 obras, sendo algumas delas apresentadas nos espaços exteriores do Museu Coleção Berardo. Hélio Oiticica desenvolveu desde 1955 um percurso notável. Partindo da abstração neoconcretista, procurou explorar novas vias para a pintura fora do quadro, criando dispositivos imersivos para o espetador, como os Penetráveis, ou os Parangolés, suscetíveis de serem vestidos. As suas instalações Tropicália e Éden deram às experiências concretistas uma viragem etnológica e política, a par da reclamação de uma outra relação com o tempo e o prazer. Muitos penetráveis, que abandonaram o museu, perseguindo novos caminhos para a pintura, integram a exposição, bem como a publicação dos seus escritos que permitem compreender como Hélio Oiticica projetou as principais problemáticas com que os ulteriores desenvolvimentos artísticos vieram a confrontar-se.



Coimbra

24 de Outubro (4ª feira), 18:30 e 21:30
Casa das Caldeiras

Ciclo de cinema "Julián Hernández: Paisagens da Intimidade"

Duas sessões integradas num breve ciclo de cinema organizado pelo Teatro Académico Gil Vicente em associação com o Queer Lisboa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, dedicado à obra do realizador mexicano Julián Hernández.
  • 18:30 - "Um Céu Dividido" (2006)
  • 21:30 - "Furioso Sol, Furioso Céu" (2009)



27 de Outubro (sábado), 10:00 - 18:00
Núcleo Cidade Muralhada, Torre de Almedina

Centro Interpretativo da Cidade Muralhada

Na Torre de Almedina – Centro Interpretativo da Cidade Muralhada destaca-se uma maqueta da cidade medieval, importante contributo para uma correcta avaliação e interpretação das principais construções da urbe medieval; o piso superior da Torre de Almedina constitui um mirante excelente sobre a cidade intra-muros e o “arrabalde” permitindo ao visitante ter uma noção real do desenvolvimento urbanístico da área, bem como aceder a uma imagem panorâmica de Coimbra, com uma sobreposição da antiga muralha da cidade que a permita situar na actualidade.
Para além da possibilidade de conhecer o edifício da Torre de Almedina, que teve diferentes utilizações ao longo dos tempos, e do contacto com os materiais interpretativos, a visita poderá ser complementada com um percurso pedonal, no qual se poderão observar os vestígios da muralha que sobreviveram ao passar dos séculos. Trata-se de um circuito pela muralha, através de marcas no pavimento, permitindo que o visitante memorize os locais onde existiram o castelo, as cinco portas de entrada na Cidade e as torres incorporadas na muralha da Cidade.
Por ser o 4º sábado do mês, a entrada é livre.



Ferrol

Até 28 de Novembro (às 4ªs feiras), 20:30
Cine Dúplex

Ciclo de cinema "Woody Allen"

Até ao final de Novembro, o Cine Dúplex de Ferrol exibe um filme de Woody Allen todas das 4ªs feiras.
  • 24 de Novembro: "Hannah and her Sisters" (1986)
 
 
25 de Outubro (5ª feira), 19:00 - 20:00
Casa da Cultura de Fene

Tertúlia com Valentín Carrera

A Concellaría de Cultura e Deportes, em colaboração com a Asociación de Escritores en Lingua Galega, promove um ciclo de tertúlias com vencedores de edições anteriores do prémio "Eduardo Blanco Amor". Este prémio literário, promovido por um conjunto de concelhos da Galiza, distingue romances longos em galego.
Valentín Carrera, escritor e jornalista, foi o vencedor em 1990 com a obra "RíoSil".
A tertúlia, onde se falará da obra do escritor e, em particular, do romance que lhe valeu o prémio, será conduzida por Tati Mancebo.

Marca Branca estreia na grelha da RUC

É já daqui a uma semana que o Marca Branca estreia naquela que é uma das mais antigas rádios universitárias do país: a Rádio Universidade de Coimbra. Inaugurada no dia 1 de Março de 1986, a história da RUC remonta à década de 40. Desde há 25 anos, emite em permanência, na frequência 107.9 na zona de Coimbra, estando igualmente disponível em streaming online.

Passando a integrar a grelha da RUC Domingos, pelas 18 horas, são já três as estações de rádio que transmitem o Marca Branca.


Programa 4.18

Depois de duas semanas em que a falta de tempo nos dificultou a tarefa de manter o Marca Branca de pé como deve ser, o podcast regressou com uma atenção particular sobre a música nacional, as coisas maravilhosas que a nossa ciência produz e sobre o acesso livre à educação através de uma nova rede social chamada Coursera. A playlist segue abaixo, como de costume.

J-K - Sítio Inalcançável [Monster Jinx]
The Zanibar Aliens - Devil's Lullaby [Edição de autor]
Stealing Orchestra - O Pastor, A Droga E As Visões [You're Not Stealing Records]
Art Sonic - Rocky Mountain High [No-Source / Acustronica]
Sun Glitters - We Are Breathing, Breathing [MiMi Records]
Beatslaughter - Serenity [Phonocake]
G-Point Project - Dance Of Fantoms [Deep-X Recordings]
Cocolixe - Mai [No-Source]
C-Doc - Far Gone (featuring DJ Def Chad) (Vocal) [blocSonic]
Lantriperc - Lhazar [Pavillon36 Recordings]

Marca Branca #13 - Dez anos de Creative Commons

"Este ano assinala-se o décimo aniversário das licenças Creative Commons. O Marca Branca sugere uma viagem por alguns dos pontos que foram marcando a revolução nos direitos de autor digitais."

Depois de duas semanas de jejum, os artigos semanais do Marca Branca voltam a aparecer no Ponto Alternativo, numa espécie de retrospectiva relativa ao décimo aniversário das licenças Creative Commons. O artigo completo pode ser lido no sítio do costume.

Fotografia licenciada em Creative Commons por Franz Patig.

Programa 4.17

Por lapso, esquecemo-nos de colocar aqui a playlist do décimo sétimo programa. Aqui está ela, com os links do costume.

Plusplus - Song For Sonny [La Bèl Netlabel]
SB - Jazzy Dub [Kreislauf]
Art Sonic - Buffalos [No-Source / Acustronica]
Multi-Panel - August [Test Tube]
The Zanibar Aliens - Rampage [Edição de autor]
Sardinia Bass Legalize - Barricada (feat. Dr Boost) [A Quiet Bump]
?Alos - Ago E Filo [Pan Y Rosas]
Strobotone - Fission Precision [iD.Eology]
Blackdaylight - Overwhelmed [Kreislauf]
Michell Phunk – Rock With You [Brennnessel]
Ritzi Lee - Hotfixx (Panic Edit) [Cicuta Netlabel]