Agenda cultural livre (programa 4.16)


27 de Setembro (5ª feira), 19:00
Hotel Florida (R. Duque de Palmela), Lisboa

Florida After Seven

Um evento after-work que se realiza na penúltima 5ª feira de cada mês no Hotel Florida que reúne num ambiente descontraído, pessoas, projectos e empresas de diversas frentes da comunidade web, novas tecnologias e comunicação. É o ponto de encontro ideal para a troca de ideias, contactos e experiências - ou simplesmente para uma bebida depois de um dia de trabalho. Em cada sessão, há música (da responsabilidade da Green Tone Bits), bebidas, snacks gratuitos e wifi - tudo isto com vista sobre a Praça Marquês de Pombal.
Este mês, há igualmente um workshop sobre MongoDB.



28 de Setembro (6ª feira)
Vários pontos do país


Massa Crítica

O encontro de ciclistas urbanos, realizado todas as últimas 6ª feiras do mês, que procura despertar consciências para o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Mas esta semana é especial já que se celebra os 20 anos da Massa Crítica e, em particular, o 9º aniversário em Lisboa.
O encontro em Lisboa é junto à rotunda do Marquês de Pombal, na base do Parque Eduardo VII, às 18:00 (informação sobre pontos de partida e horas de encontro noutras cidades do país disponível em massacriticapt.net).
A celebração dos aniversário é às 21:00 no Largo do Intendente, em Lisboa.



28 a 30 de Setembro (6ª feira a domingo)
Todo o país

Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, a realizar em setembro, acessível gratuitamente ao público, na sua grande maioria.

A nossa sugestão é a visita às galerias romanas da Rua da Prata, entre as 10:00 e as 18:00, nos 3 dias das jornadas.
Mais informações através do endereço museudacidade@cm-lisboa.pt.



29 de Setembro (sábado), 20:00
Bicarte (Bica), Lisboa

"Um Amor, uma Cidade, um Evento"

A colaboração e o prazer de estar bem juntos, dão vida ao projecto "Um Autor, uma Cidade, um Evento", baseado no tema actual do frito como um peixe. Cada data é uma ocasião útil para conhecer novos colaboradores (criativos, artistas, malabaristas...) e de todos os que tenham interesse em divulgar temáticas comuns. Um ponto de encontro entre sabores, aperitivo, música, exposição e vídeo-projecções.

Programa 4.16

Esta semana, como não podia deixar de ser, o programa girou um pouco à volta do destaque que a revista Monocle fez ao colectivo criativo que é a ZigurArtists, na sua edição dedicada à lusofonia. Posto isto, estivemos à conversa com um dos fundadores do grupo, o António M. Silva. Entre o início do projecto e os planos para o futuro, aproveitámos para descobrir novos lançamentos e perceber, afinal, como se constroem sonhos com uma netlabel.

The NSJ Crew - Night Out (feat. Y.N.RichKids) [Edição de Autor]
Eufoteoria - Sitting Here Patient (feat. Teknical Development) [*export label]
Vinil - Break Up (feat. Osiris) [Headstart Records]
Tales And Melodies - There's A Way Back Home [ZigurArtists]*
Herbert Quain - Too Late to Find Something In The Shadows [ZigurArtists]*
Stereoboy - m-3 [MiMi Records]
Duda Nunes - Saudades [Subterrâneo Records]
Plusplus - Song For Sonny [La Bèl Netlabel]

* À data do programa, estas músicas ainda não tinham sido editadas. Foram "brindes" que o António M. Silva, da ZigurArtists, trouxe para nós.

Marca Branca no Instagram

Mantendo a perspectiva multi-plataforma que tem caracterizado o nosso projecto nos últimos tempos, informamos que também estamos disponíveis no Instagram, com o nome marcabranca. A conta deverá servir para ilustrar o universo do netaudio e da cultura livre, abordando uma nova perspectiva do mesmo. A inauguração foi feita com uma fotografia da edição física do álbum "Canções da Lua Nova" de Alexandre Bateiras, editado pela Merzbau em 2007

Tal como os podcasts e todos os conteúdos produzidos no âmbito do Marca Branca, as fotografias publicadas estão ao abrigo de uma licença Creative Commons 3.0 BY-NC-SA.


Agenda cultural livre (programa 4.15)


20 de Setembro (5ª feira), 18:00
Associação Casa da Achada - Centro Mário Dionísio (Rua da Achada, 11), Lisboa

Ciclo "Histórias da História"

Nesta sessão, fala-se sobre a independência da Guiné. O convidado é Jorge Golias, que fazia parte do Movimento das Forças Armadas na ex-colónia portuguesa.



20 de Setembro (5ª feira)
BES Arte e Finança (Marquês de Pombal), Lisboa

Exposição "Usura"

Usura é o título da próxima exposição de Paulo Nozolino. O nome (inspirado no canto XLV do poeta Ezra Pound, litania crítica dos ganhos provenientes dos juros), a sala escolhida (ligada a um banco) e a profunda crise económico-financeira que hoje atinge Portugal e a Europa podiam fazer antever uma mostra em tom amargo. Contudo, a intenção de Usura é mais profunda e procurará apelar "à memória dentro da actualidade e à compreensão da actualidade dentro da História". Os nove trípticos escolhidos com o comissário Sérgio Mah abordam acontecimentos fracturantes do século XX, num vasto comentário visual sobre "a infâmia" de certos "desvios traumáticos da Humanidade no decurso da modernidade capitalista" (Auschwitz, o declínio da Europa, o 11 de Setembro...).



20 a 22 de Setembro (5ª feira a sábado)
Cinema City Classic Alvalade (Av. Roma), Lisboa

Ciclo de cinema turco "Turkey The Missing Star"


"The Extremely Tragic Story of Celal Tan and His Family"
(6ª feira, 21 de Setembro às 16:30)

Celal Tan é um respeitado professor de Direito Constitucional, que vive numa pequena cidade do interior e tem dois filhos do seu primeiro casamento. Alguns anos depois da morte da sua primeira esposa, casa-se novamente com uma mulher muito mais jovem: curiosamente uma estudante universitária, cuja vida salvou de alguma maneira. A tragédia de Celal Tan começa três anos após o seu casamento, com um acontecimento que vai agitar o seu meio familiar. Celal Tan tenta esconder o segredo e independentemente, do que está a passar procura acima de tudo, manter a família unida.

"Can"
(6ª feira, 21 de Setembro às 19:30)

Um jovem casal apaixonado, que vive em Istambul, falta apenas um filho para preencher a sua aparente felicidade conjugal. Só que ela não consegue engravidar. Para salvar o orgulho de um deles, o casal tenta recorrer a meios ilegais para conseguirem uma criança ainda bébé. Esta decisão comum que procurava torná-los mais felizes, acaba por degradar pouco a pouco as suas vidas ao ponto de caminharem para uma separação. A história deste casal vai-se misturando com uma narrativa paralela sobre uma mãe solteira e negligente, que tem um menino chamado Can.



22 e 23 de Setembro
Poço dos Negros, Lisboa

Festival Todos 2012 - Caminhada de Culturas

A quarta edição do Todos - Caminhada de Culturas, acontece este ano entre 14 e 23 de Setembro de 2012 - no Intendente (14, 15 e 16 de Setembro) mas também, e pela primeira vez, entre a Rua de S. Bento, a Rua dos Poiais de S. Bento e a Rua Cruz dos Poiais (22 a 23 de Setembro), no eixo do Poço dos Negros. Abrindo-se cada vez mais a toda a cidade, e cumprindo assim o seu principal desígnio: promover Lisboa como capital intercultural.

Viagens Tuk Tuk (*)
(entre as 11:30 e as 16:30)

Mapas de Viagem criados por aqueles que nasceram no Bairro das Mercês há mais de 70 anos e que estão hoje recolhidos atrás das suas janelas, servem de convite para um passeio único. De Tuk Tuk e de mapa na mão, será possível descobrir curiosidades que estes moradores nos desvendam. É que nos nossos mapas, uma porta não é só uma porta, é o caminho para uma belíssima história de um certo rapaz, para umas escadinhas que foram pisadas pelos reis... Três pessoas de cada vez saltam para dentro deste mundo antigo e novo, como quem salta para dentro de um sonho de carrinho...

Viagem gratuita, sujeita a inscrição na Loja TODOS (Rua de São Bento, 170).

(*) Tuk Tuk – triciclo com cabine para transporte de passageiros, muito utilizado em grandes cidades da Índia e do sudoeste asiático.

Programa 4.15

Num programa em directo onde fomos invadidos por um convidado especial, aproveitámos para falar do facto de DJ Shadow se tornar no primeiro artista a ser remunerado pelo protocolo BitTorrent e do povo português ser um dos que mais downloads ilegais de música faz. Já a música, essa continuou pelos melhores recantos do netaudio. O podcast já está disponível.

Tojo - Frozen Leaf [Picpack]
Fhernando - (I Need Ya) L.O.V.E. [Edição de Autor]
Klangwald - Melodyman [Kreislauf]
Lívia - Nova Era [Subterrâneo Records]
Zero Call - Earthquake [Starquake Records]
シャルロ - Nightwalk [Maltine Records]
The BYC - Electric Boogaloo (Jazzaphilatic Shock Remix) [Kreislauf]
Lá Eles - Disseram A Ela [Subterrâneo Records]

Marca Branca é Curador do Free Music Archive

A partir de hoje, o Marca Branca é curador oficial do Free Music Archive

O Free Music Archive é um repositório de música online de download legal. Dirigido pela WFMU, a estação de rádio livre mais reconhecida nos EUA, o serviço pretende alargar o espectro de influência da emissora enquanto divulgadora de música. Assumindo um cariz colaborativo, o FMA reúne curadores de renome e de todo o mundo, como o Primavera Sound, a organização Creative Commons ou a estação pública de rádio norte-americana KEXP.

Sendo o primeiro curador oficial português associado ao projecto - depois da Enough Records ter organizado uma compilação comemorativa do seu 10º aniversário -, o Marca Branca terá como missão fundamental promover o netaudio nacional. O primeiro passo está dado, com o upload do álbum "Revisitado (com Voz)" de Clorofila Azul para a base de dados do FMA. Além do upload de música, o trabalho fica completo com a criação de destaques em inglês (através do blog da plataforma) para cada um dos registos carregados.


Marca Branca #12 - No princípio era o verbo

"Por aqui já falámos de música, filmes, festivais e, até, de formas de vida livres, mas a liberdade começa onde a bíblia nos ensinou. Por isso, hoje falamos de livros."

No regresso dos artigos semanais ao Ponto Alternativo (ainda que com uma semana de atraso), falamos da apropriação da cultura da remistura por parte da literatura que vai aparecendo na web. Os projectos colaborativos vão aparecendo em português e nós agradecemos. Para ler na íntegra aqui e seguir cada link com atenção. Podem ir preparando as impressoras, que os pdf são tentadores.

Fotografia licenciada em Creative Commons por Amy Loves Yah.

Horários de emissão na Rádio Filispim

Conforme o anunciado, o Marca Branca voltou à grelha de programas da Rádio Filispim para esta temporada. Posto isto, só faltava saber os horários. A dose semanal será dupla, com transmissão domingo a partir das 23 horas e repetição terça-feira, pelas 14 horas (hora galega).

A Rádio Filispim é uma estação de rádio comunitária, que pode ser ouvida em 93.9 FM, a partir de Ferrol, na Galiza.


Agenda cultural livre (programa 4.14)


13 e 14 de Setembro (5ª e 6ª feira)
Escola de dança Dance Spot (Rua Fernando Vaz, 10B - Campo Grande / Lumiar), Lisboa

Open Dance Week

A escola de dança Dance Spot convida a um regresso à rotina em boa forma física através de workshops gratuitos.
Esta 5ª feira: Ballet para adultos (20:00), House (21:00), Hip-hop (22:00)
Esta 6ª feira: Jazz Moves (19:45), Danças de salão (21:00), Fusion (21:00)

Cada pessoa pode experimentar até 4 workshops diferentes. É necessário marcar através de geral@dancespot.pt.



15 de Setembro (sábado), 11:30, 12:00, 12:30 e 13:00
Goethe-Institut (Campo dos Mártires da Pátria), Lisboa


Conferências Kinder São Presa

Em microconferências de 10 minutos dirigidas a crianças a partir dos 8 anos, António Guerreiro explica aos mais pequenos alguns conceitos filosóficos estabelecidos pela língua alemã e que nunca encontraram tradução satisfatória em qualquer outra língua. "Stimmung", "Unheimliche" ou "Bildung" serão o tema de conversas improváveis e curtas com todas as crianças que queiram pensar.
António Guerreiro é ensaísta e crítico literário no semanário Expresso e autor de "O Acento Agudo do Presente".



14 a 23 de Setembro
Largo do Intendente / Poço dos Negros, Lisboa

Festival Todos 2012 - Caminhada de Culturas
A quarta edição do Todos - Caminhada de Culturas, acontece este ano entre 14 e 23 de Setembro de 2012 - no Intendente (14, 15 e 16 de Setembro) mas também, e pela primeira vez, entre a Rua de S. Bento, a Rua dos Poiais de S. Bento e a Rua Cruz dos Poiais (22 a 23 de Setembro), no eixo do Poço dos Negros. Abrindo-se cada vez mais a toda a cidade, e cumprindo assim o seu principal desígnio: promover Lisboa como capital intercultural. 

Paiaçú - Sermões de Padre António Vieira
(sábado, 15 de Setembro às 16:00 na Igreja de S. Domingos)
Para alguns autores contemporâneos o padre António Vieira (“Paiaçú” ou Pai Grande como lhe chamavam os gentios no Brasil de seiscentos) foi um pioneiro e paradigma de interculturalidade. Esta ideia, estimulante, convida-nos a escutar  excertos de alguns sermões que Vieira escreveu afirmando que  “melhor é sustentar do suor próprio, que do sangue alheio”. No inquietante espaço da Igreja de S. Domingos de onde saíam em procissão os condenados à fogueira da Inquisição e vizinha do Tribunal do Santo Ofício que em 1667 condenou Vieira  a ser “privado para sempre da voz ativa e passiva e do poder de pregar”.

Foté Foré - Branco Preto
(sábado, 15 de Setembro às 22:00, e domingo, 16 de Setembro às 16:00 no Largo do Intendente)
Circo Mandingue é uma companhia de circo originária da Guiné Conacri, que reuniu uma dezena de artistas guineenses, acrobatas e bailarinos. A força destes artistas foi sendo exercitada, durante a sua infância, nas praias de Conacri, num autêntico Chapitô a céu aberto. Kamel Ouali (coreógrafo), Luc Richard (consultor de artes circenses) e Richard Djoudi (produtor) tinham o sonho comum de criarem uma escola de circo na Guiné e fazerem espectáculos em conjunto. Renderam-se ao charme destes jovens e assim nasceu o primeiro espectáculo do Circo Mandingue – Foté Foré – que mostra o Homem como um ser capaz de se inventar e de se adaptar face às dificuldades da vida.

Programa 4.14

Ainda meio estremunhados, viajámos por novos temas e recordámos alguns clássicos.

Nearfield - Launcher (Finn Tech Unison Mix) [Picpack]
Dawnshape // Radius System - Is It Boiling? [Edição de Autor]
M-PeX - Ignis [Enough Records]
Stereoboy - m-4 [MiMi Records]
Fear Of Tigers - I Can Make The Pain Disappear [Edição de Autor]
Mr. Moods - Porno Stories [Dusted Wax Kingdom]
Passive Defence - Funkmonster - Novox [Kreislauf]
DJ Harrison - Bluntage [blocSonic]
DJ Code - Find The Truth [Música Vermella]

Marca Branca de volta à Rádio Filispim

Conforme prometido, o arranque da nova temporada do Marca Branca traz notícias bonitas: o nosso podcast vai voltar à antena da Rádio Filispim. A estação de rádio comunitária emite a partir de Ferrol, na Galiza, e pode ser ouvida em 93.9 FM. O horário de emissão será anunciado brevemente.


Programa 4.13

No regresso do Marca Branca à antena da Rádio Zero, não houve agenda, mas não faltaram notícias: da detenção de Gottfrid Svartholm Warg do Pirate Bay às Bicicletas Urbanas Ecológicas da Câmara Municipal de Famalicão, também  não resistimos a falar de como será a experiência de Sam Muirhead viver um ano em open source. O podcast segue dentro de instantes.

M-PeX - Aqua [Enough Records]
Fear Of Tigers - Please Don't Leave [Edição de Autor]
Motek - Slang [Badroomstudio Records]
likeicare - Samsara [Picpack]
Ant Neely - Lucky [Edição de Autor]
Radiomaniac - It [Mizou]
T Bird and The Breaks - Dancehall Freakin [Edição de Autor]
Head-Mounted Display - Circle Walking [Sonido Cuántico]
The Clown - Transition [Starquake Records]
likeicare - Laputa [Edição de Autor]

Marca Branca #11 - O futuro em open source

"Mais do que uma posição associada ao software, o open source é hoje uma ideologia completa cuja adopção enquanto modo de vida parece impossível. Durante um ano, Sam Muirhead vai tentar provar o contrário."

Depois de um mês de férias, a rentrée do Marca Branca começa no Ponto Alternativo e traz consigo um dos temas que mais tem intrigado a comunidade copyleft nos últimos tempos: será possível viver um ano em open source? Para saber mais, basta seguir o link.

Quarta-feira, o podcast volta à Rádio Zero.