Programa 4.03

Da Polónia ao Brasil, passando por Portugal, o Marca Branca de hoje voltou a desenhar-se sem fronteiras. Falámos das Festas de Lisboa, que estão aí a chegar, e lembrámos que há museus cuja entrada é gratuita a título permanente. Em destaque esteve, também, a iniciativa de utilização de software livre na Assembleia da República. Para a semana, há mais.

Gilberto Gil – Oslodum [Wired CD]
Trigoney - Liberty (Atomic  Electrolab Remix) [Melodica]
I Make Beats – Prod. B [Robie Bity Records]
Pornophonique - Space Invaders [Jamendo]
Blossom – Road of Wind [*export label]
Blackdaylight - Apocalypse of Love [Kreislauf]
Boiar – Chave no Canhão [Editora do Porto]
State of Bass - Bassline Business [MAV Records]
Boho Fau & Elevated Soul – Midnite [Edição de Autor]
Radex - All Toys of Hell [Picpack]
The Broke Unknown – Lisboa [dystopiaq]

O Verão aqui tão perto

Esta semana, deambulamos entre a música e uma proposta de lei aprovada que visa a utilização de software open source na Assembleia da República. Do cinema aos concertos, passando por exposições, parece que o Verão está à porta e traz consigo uma mão cheia de actividades de entrada gratuita, pelo que não há desculpas para ficar em casa. Felizmente, há museus que onde o Sol brilha sempre que alguém queira e nós fizemos questão de lembrar isso mesmo. Sempre com música livre à mistura, o Marca Branca de hoje tem cheirinhos de jazz e bossa-nova, mas continua com uma queda ligeira para a pista de dança. Posto isto, recomenda-se em doses consideráveis.

Para ouvir a partir das 21 horas, na Rádio Zero.

Fotografia licenciada em Creative Commons por iPhil Photos.

Marca Branca #2 - Conteúdos Creative Commons para Todos

Fotografia licenciada em Creative Commons por Enokson.
"Na semana passada, um dos pontos falados no Marca Branca foi o facto do catálogo de publicações do Banco Mundial vir a ser disponibilizado em Creative Commons a partir de Junho. A propósito disso, decidimos lembrar algumas instituições cujo espólio é do domínio público ou tem apenas alguns direitos reservados, bem como alguns serviços que possibilitam a busca facilitada de conteúdos licenciados em Creative Commons."

A colaboração semanal com o Ponto Alternativo está de volta com mais um artigo. Desta feita, no seguimento do último programa, decidimos explorar alguns serviços e instituições que fazem uso das licenças Creative Commons na distribuição dos seus conteúdos. Para ler aqui.

Programa 4.02

Na segunda edição do programa, recuperámos alguns clássicos e provámos que o que é nacional é bom, com mais de um terço da playlist a vir assinada em português. Falámos do facto do catálogo de publicações do Banco Mundial vir a ser disponibilizado em Creative Commons brevemente e o João Bacalhau deu-nos as melhores dicas para sobrevivermos à próxima semana, desfrutando de um sem número de actividades absolutamente gratuitas.

DJ Ride - Here Before [Disponível para download no site da Antena3]
Da Lupune -  Fuck (feat. e.M.e.) [Dorog Records]
Cocolixe - Swing Low [No-Source]
Orquestra Popular de Paio Pires - Cinnamon Walls [Clinical Archives]
Pentothal - Molecole [Ephedrina]
Turnus - Valedictions II [Aerotone]
Morsa - Underwater Maze [ZigurArtists]
Jo Jetson - Bobble [Phonotactics]
Sabrepulse - Digital Love [Edição de Autor]
Homeless Inc. - I need U [Música Vermella]
Brqs - Whoa Bastard [Deep-X Recordings]

Promessas cumpridas e muito netaudio português

Esta semana, continuamos o nosso caminho pela auto-estrada da cultura livre. Entre produtos nacionais, recuperamos alguns dos favoritos mais antigos do programa e também damos lugar a estreias. Da Phonotactics à ZigurArtists, passando pelo projecto Green Tone Bits, o netaudio português surge em destaque mas não é o único a passar pela nossa antena virtual. Cumprimos a promessa da semana passada com um saltinho a Barcelona, oferecemos uma agenda cheia de coisas à borla para fazer durante a semana, e falamos do espólio de publicações do Banco Mundial.

Para ouvir a partir das 21 horas, na Rádio Zero.

Fotografia licenciada em Creative Commons por Giuli-O

Marca Branca #1 - A criação, a remistura e o festival

Fotografia licenciada em Creative Commons por qthomasbower
"Uma das premissas base da criação cultural é que tudo o que produzimos é, de alguma forma, uma remistura de milhares de influências com que nos deparamos no dia-a-dia. Contudo, as legislações de copyright e direito de propriedade intelectual instaladas ao longo dos últimos séculos acabaram por esbater o princípio inicial, dando lugar a uma cultura onde cada criação é, ou deve ser, única. (...)"

O primeiro artigo Marca Branca no Ponto Alternativo já está online!
Para os mais desatentos, o Marca Branca deu início a uma colaboração com a publicação, criando mais conteúdos sobre música e cultura livre, numa perspectiva complementar. 
Esta é a primeira segunda-feira da vida dos nossos artigos no PA' . 

Colaboração com o Ponto Alternativo

A partir de amanhã, o Marca Branca ganha uma nova dimensão. Além do programa semanal na Rádio Zero,  passamos a ter um espaço (também ele semanal) no Ponto Alternativo.

O objectivo da parceria passa por complementar as emissões radiofónicas, dando novos inputs sobre a cultura livre ou desenvolvendo temas falados no programa. O primeiro texto já está escrito, resta esperar pela segunda-feira.

Programa 4.01

No regresso do Marca Branca trouxemos muita música para abanar o pé e a anca, mas não só. Falámos do Poetry Slam Lisboa e do Festival de Cinema Creative Commons de Barcelona, que é o primeiro festival licenciado também ele em CC, podendo ser remisturado, distribuído e copiado em qualquer parte do mundo. O podcast ainda não está disponível, mas há-de chegar.

Thompost - Froglette [Elpa]
Andrea - Work the middle [Edição de Autor]
Homeless Inc. - You Win! [Música Vermella]
mGee - Kick It Along the Transit Line (fortyFive Version) [blocSonic]
Madeon - Shuriken [Edição de Autor]
Tracky Birthday - Secretary Love (feat. The Discoghosts) [Upitup Records]
Disk-O-Matique - On the Run [Edição de Autor]
Pierlo - Promo Mix Vocal Edit (Luv Dub Mix) [Upitup Records]
Kova - Jungle Boogie [Dusted Wax Kingdom]

O regresso do Marca Branca

Quatro anos depois do início, o Marca Branca está de volta à Rádio Zero.

Agora com mais um elemento e num formato mais abrangente, João Bacalhau junta-se a Rute Correia na divulgação de música livre. Mas não só. Na primeira edição da nova série, também há tempo para falar de outros pedaços de cultura livre e, claro, Creative Commons. Tudo polvilhado com alguns dos melhores temas que andam à solta pela rede prontos a serem descarregados gratuitamente. Afinal, há coisas que não têm preço.

Quartas-feiras, pelas 21 horas.
Fotografia licenciada em Creative Commons por A. Diez Herrero